Português integra investigação mundial sobre obesidade

Foto: Denise Pessoa

João Fernandes, investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, participou num estudo mundial sobre a obesidade e o excesso de peso.

A investigação focou-se na dimensão da obesidade e do excesso de peso a nível mundial, um assunto cada vez mais preocupante e relevante nos dias de hoje e foi feita em colaboração com uma equipa internacional de investigadores, coordenada pelo Institute for Health Metrics and Evaluation, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos,.

O estudo foi reconhecido e publicado na revista The New England Journal of Medicine e analisou a prevalência do excesso de peso em crianças e adultos de 195 países, estudando também o impacto do índice de Massa Corporal (IMC) no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Esta investigação, financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, constatou que cerca de 5% das crianças e 15% dos adultos, a nível mundial, sofrem de obesidade e que, em 2015, cerca de quatro milhões de pessoas faleceram devido a doenças derivadas do excesso de peso.

A obesidade é já considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos maiores problemas de Saúde Pública no mundo.

Nos últimos anos, a comunidade científica tem vindo a demonstrar um maior interesse por esta realidade, desenvolvendo diversas investigações, na tentativa de descobrir as causas e encontrar possíveis soluções para a redução da prevalência da obesidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta