OPINIÃO: A Amizade

A Amizade é uma das fortunas que devemos preservar, porque é bem mais importante que dinheiro.

A Amizade é uma defesa contra a adversidade, quando verdadeira e sólida enfrenta tempestades, e, quando menos esperamos, ela ajuda-nos em momentos difíceis e dolorosos.

Um verdadeiro amigo está presente sempre que é preciso e quando não o é. O amigo leal não tem preço.

Nós não estamos neste mundo para vivermos isolados como se fôssemos ilhas, mas sim para construirmos relações de amizade e entreajuda. Quem vive só não é feliz, não se iludam, com as pessoas que se dizem autossuficientes, vivendo apenas com elas mesmas.

Jesus, também precisou de amigos, na sua passagem nesta vida, para rir, chorar e falar, transmitindo-lhes valores e ensinamentos, para serem partilhados com as gerações vindouras.

Numa verdadeira amizade, não pode existir inveja, mentira, rivalidade, arrogância, ciúmes, infidelidade, porque tudo isto são emoções que destruirão por completo a amizade.

Confiança, respeito, carinho e tolerância são as bases ideais para manter uma amizade saudável e forte.

Um amigo verdadeiro não nos abandona, mesmo quando não partilhamos os mesmos ideais. Ele está sempre presente, nas alturas certas, reparte o seu saber connosco e quando tem que dizer verdades amargas diz, sendo que isso não faz dele menos amigo.

O amigo não inveja a nossa felicidade e faz-nos ver as nossas virtudes, os nossos talentos e contribui para que os desenvolvamos.

Alguém que se diz nosso amigo e passa o tempo todo a querer mudar-nos, não é amigo de verdade porque fará tudo para diminuir o nosso crescimento e autoestima.

Nos tempos que correm, em que a maioria é egocêntrica e preconceituosa, temos que saber usar filtros, para não sairmos magoados de uma relação de amizade. Infelizmente, há muitos falsos amigos, tipo “Judas”, que nos beijam agora e depois nas nossas costas traem-nos e derrubam-nos, maculando o nosso todo.

Atenção a estes “Judas”, há muitos, às vezes, no meio familiar, o que é mais condenável e lamentável.

O que fazer? Perguntar-me-ão. Ajam com cuidado e preservem-se. Não confiem de imediato em alguém que vos diz querer ser vosso amigo para todo o sempre.

Analisem, ponderem, abram a porta de vosso coração lentamente, porque se assim não for, mais à frente, quando confrontarem este “amigo”, com alguns pontos de vista, ou ideais, ou mesmo dramas existenciais, descobrirão, tardiamente, que era mais um falso amigo, porque fugirá a sete pés e ainda dir-vos-á que este ou aquele ponto de vista não está em conformidade com a sua formação e aqui está o preconceito e este, numa amizade franca, não poderá existir.

Vamos viver em cápsulas para não nos magoarmos? Não, de todo!

Comecem por pensar que não somos todos iguais.

Por outro lado, há pessoas que aportam no cais da nossa vida, com a finalidade de aprendermos, às vezes da pior forma, a separarmos o trigo do joio. São lições de vida, dolorosas, mas que nos ajudam a evoluir.

Na minha opinião, vale a pena ser um amigo leal, presente nos momentos certos, despido de juízos de valor, bom ouvinte e empático, um amigo que nos abrace com afeto e sem preconceitos.

Sejam amigos fieis e felizes!

Deixe um comentário

error: Content is protected!