Jornal Referência participa no “V Dia das Ciências e da Tecnologia” em Penafiel

Foto: Ana Regina Ramos

A Escola Básica 2, 3 D. António Ferreira Gomes, em Penafiel, comemorou esta terça-feira o “V Dia das Ciências e da Tecnologia”, dedicado à Natureza, experiências e sessões sobre variados temas. O Jornal Referência foi convidado a abordar: “Jornais Online: uma nova forma de jornalismo?”.

De um lado, a parte prática: salas com animais, plantas, atividades de Matemática e de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e também várias experiências de Físico-Química e Ciências Naturais.

Na biblioteca da escola, o tema “Educação Sexual – o que é importante saber?”, pela psicóloga Orlanda Carvalho, iniciou as sessões de partilha de informação sobre Ciência e Tecnologia. As palestras decorreram ao longo do dia para várias turmas da escola, onde foi abordada também a Química e a Física de uma forma mais leve pelo professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, João Paiva: “Você sabe Química e Física! Só não sabe que sabe!”.

O “Sal, açúcar e gorduras: os grandes vilões da nossa saúde”, pelo médico Luís Guimarães, foi outro dos temas que pretendeu chamar a atenção dos mais novos para doenças como a diabetes e a hipertensão que decorrem dos excessos na alimentação. Já o médico legista José Pinto da Costa alertou para as “Consequências do tabagismo e do alcoolismo na adolescência”. Da alimentação e hábitos saudáveis passou-se para a correlação com a mente: “Mente sã em corpo são no século XXI”, pela psicóloga Cátia Pinto.

Os Bombeiros Voluntários de Penafiel também estiveram presentes no evento para dar a conhecer aos mais novos e a quem estava presente os aspetos mais importantes a ter em conta relativamente às “Catástrofes Naturais”, como por exemplo, as secas ou as inundações.

As questões mais tecnológicas como a “Segurança Informática” foram abordadas por Filipe Mendes, da Associação Nacional de Professores de Informática (Anpri), que destacou a importância de uma reflexão antes de publicar qualquer conteúdo online.

Os meios de comunicação na nova era digital também não escaparam ao programa. “A rádio no século XXI” foi abordada por Miguel Rodrigues, diretor de informação da Rádio Nova Era. Já os “Jornais Online: Uma nova forma de jornalismo?” couberam ao Jornal Referência, pela jornalista Ana Regina Ramos, com a ajuda da jornalista Denise Pessoa.

cartaz-1.jpg

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta