Eleições europeias decorrem no domingo. Saibam onde votar

Foto: Pixabay

As eleições europeias vão decorrer no próximo domingo, dia 26 de maio, para escolher os 21 deputados portugueses que vão ter lugar no Parlamento Europeu.

Este ano, os cadernos eleitorais de cada freguesia organizam-se por ordem alfabética, deixando o cidadão de ser identificado pelo número de eleitor.

É possível consultar o local de voto através da câmara municipal, junta de freguesia da área de residência, pelo site ou enviando SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço data de nascimento no molde AAAAMMDD).

A outra novidade deste ato eleitoral foi a possibilidade de qualquer eleitor se poder inscrever para votar por antecipação, no domingo passado, sem ter de justificar.

O Parlamento Europeu é o único órgão da União Europeia que resulta de eleições diretas. Os 751 deputados que nele têm assento são representantes dos cidadãos dos 28 estados-membro da União Europeia.

Desempenha um papel ativo na elaboração de leis que se refletem no dia a dia dos cidadãos, a nível da proteção do ambiente, dos direitos dos consumidores, da igualdade de oportunidades, dos transportes, bem como da livre circulação de trabalhadores, de capitais, de serviços e de mercadorias. O Parlamento dispõe igualmente de competências para, juntamente com o Conselho, aprovar o orçamento anual da União Europeia.

Nas últimas eleições europeias, em 2014, a abstenção foi de cerca de 66%.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta