Póvoa de Varzim vai ter nova estrutura residencial para pessoas idosas

Foto: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

No âmbito do 263º aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, no final de maio, foi benzida a primeira pedra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

A obra terá início em setembro e conta com um investimento de dois milhões de euros, segundo refere a autarquia em comunicado, e, deste orçamento, um milhão e 300 mil euros provêm da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). “O município decidiu renunciar a parte do valor que lhe foi atribuído no âmbito destas candidaturas a favor da Santa Casa, de maneira a que a construção desta Estrutura para Pessoas Idosas fosse concretizada”, indica o comunicado. “Há quatro anos tive a ousadia de escolher a Misericórdia como parceira para os nossos fundos comunitários. Fi-lo porque considero que também cabe ao município a responsabilidade de resolver os problemas daqueles que mais precisam”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, citado no documento.

Virgílio Ferreira, provedor da instituição, apontou ainda que o edifício onde está instalado o Centro Hospitalar pertence à Misericórdia e que esta está empenhada na sua recuperação e modernização. “A aposta na saúde, em particular na Medicina Física e nos Cuidados Continuados, nos quais a Misericórdia foi pioneira, tendo posto em funcionamento uma das primeiras unidades de Longa Duração, vai ter continuidade num futuro próximo. Os investimentos que a curto e médio prazo a Misericórdia vai realizar vão, certamente, prepará-la para os desafios deste século, como o envelhecimento da população e as mudanças climáticas”, acrescentou.

Durante o aniversário foi ainda homenageado Manuel Quintas pelo trabalho enquanto presidente da Assembleia Geral da Santa Casa ao longo dos últimos 33 anos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta