Agrival em Penafiel vai debater Política Agrícola Comum pós-2020

Foto: Fórum Agricultura Agrival Penafiel | Ana Regina Ramos

No próximo dia 26 de agosto, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) vai organizar um seminário sobre “A Política Agrícola Comum pós 2020: Ponto de situação e as Implicações para a Região Norte”, no âmbito da 40.ª edição da Agrival.

A sessão de abertura será pelas 10 horas, no Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, e estará a cargo de Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, de Vitorino Ferreira, presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel e de José Capela, presidente da AGROS.

A intervenção de fundo do evento contará com a presença de Arlindo Cunha, professor da Universidade Católica e ex-ministro da Agricultura, e será comentada por Fernando Cardoso, secretário-geral da FENALAC e por Idalino Leão, presidente da FENAPECUÁRIA. No final, haverá ainda lugar a um debate moderado por Francisco Silva, secretário-geral da Confagri.

A sessão terminará por volta das 12h30 com a presença de Manuel dos Santos Gomes, presidente da Confagri, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (presença ainda a confirmar).

“Este seminário tem como principal objetivo fazer um diagnóstico dos impactos da Política Agrícola Comum (PAC) na Região Norte após 2020 e analisar, nesse contexto, os desafios e as oportunidades para a atividade agrícola no Vale do Sousa”, refere o presidente da Confagri em nota, adiantando ainda que a Confagri e as suas associadas “procuram, com esta iniciativa, sensibilizar os agricultores desta região para a importância do Cooperativismo e das vantagens do trabalho conjunto que há a desenvolver no quadro da PAC, tendo em vista aumentar a capacidade de resposta e melhorar a competitividade do sector”.

O evento, com entrada livre, mas sujeita a inscrição, é já uma tradição, bem como a participação da Confederação nesta feira, a convite da Câmara Municipal de Penafiel e com o apoio da Cooperativa Agrícola de Penafiel.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta