Esposende assinou protocolo de colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol

Foto: Câmara Municipal de Esposende

O município de Esposende estabeleceu nos últimos dias um protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e com a Associação de Futebol de Braga (AFB), de forma a definir formas de colaboração institucional, nomeadamente a homologação de provas e atividades desportivas organizadas no concelho e ainda a realização de formação para agentes desportivos.

“Além do desenvolvimento saudável dos jovens, entendemos que o futebol é, ainda, campo pródigo em comportamentos sociais, confrontando o jovem com a importância de valorizar a cooperação e o respeito”, refere o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, citado num comunicado da autarquia.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, este protocolo insere-se na estratégia iniciada em 2015 e que permitiu abranger cerca de 300 mil atletas, sob a alçada federativa. “O desenvolvimento e prática do desporto é obrigação do Estado, mas não fora o trabalho das autarquias e muitas crianças teriam grandes dificuldades em praticar”, indica Fernando Gomes, lembrando que, mesmo assim, apenas um terço dos jovens portugueses pratica desporto com regularidade.

Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga mostrou-se muito agradado com a subscrição do protocolo, permitindo assim regularizar a situação dos praticantes e dando seguimento à colaboração existente entre o município e a AFB.

Para obtenção da homologação das provas realizadas pelo município é necessário comprovar que todos os participantes são portadores de seguro desportivo obrigatório por lei e são portadores de exames médicos desportivos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta