Felgueiras vai requalificar avenida do centro da cidade

Foto: Câmara Municipal de Felgueiras

A Avenida Dr. Leonardo Coimbra, em Felgueiras, vai sofrer obras de reabilitação, de forma a dar “primazia à circulação das pessoas” e a “impulsionar a atratividade no centro da cidade”.

Em comunicado referente à sessão de apresentação sobre esta requalificação, a autarquia refere que está prevista a redução da quantidade de lugares de estacionamento, questão que levantou várias preocupações junto dos comerciantes e moradores presentes.

Os técnicos responsáveis pelo projeto referiram que a redução não chega a 30 lugares e o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, disse ainda que as orientações dadas vão no sentido de aumentar os espaços de estacionamento, mas que, para a obtenção do financiamento, o projeto tem que obedecer às regras impostas e que se traduzem na diminuição da circulação automóvel no centro da cidade.

Esta empreitada está enquadrada na estratégia municipal de requalificação de vários arruamentos do concelho e vai consistir também na criação de percursos pedonais acessíveis em toda a extensão dos arruamentos, na requalificação e na eliminação de barreiras urbanísticas/arquitetónicas nos percursos pedonais existentes.

Além disso, proceder-se-á à “criação de percursos cicláveis definidos no arruamento, através de pintura em toda a extensão do arruamento, com resolução dos pontos de conflito como cruzamentos, entroncamentos ou outros, resolução dos pontos de conflito ou constrangimentos ao nível do sistema viário e tráfego”.

Será ainda efetuado um tratamento paisagístico e qualificação do ambiente urbano, acrescentando árvores e outras plantas, bem como bancos.

A execução da obra ronda um investimento superior a um milhão e 85 mil euros, sendo que o investimento elegível cofinanciado, no âmbito do Portugal 2020, tem o valor de mais de 800 mil euros, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte -NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta