Felgueiras vai receber festival sobre Zeca Afonso

Foto: Movimento cultural Tertúlias Itinerantes

De 5 de outubro a 30 novembro, Felgueiras vai receber o “José Afonso – Festival Balada do Outono”, com seis diferentes iniciativas que incluem concertos, tertúlias, cinema, exposições, artes plásticas, escrita criativa, apresentação de livros e discos e encontro com alunos e professores, sempre com entrada livre.

O festival tem início no próximo sábado, pelas 16 horas, na Casa-Museu do Pão de Ló de Margaride, com a sessão “Zeca: poesia e música”, que vai contar com a participação de Aurelino Costa, João Rasteiro e Sérgio Almeida e a moderação de Laborinho Lúcio. O Conservatório de Música de Felgueiras e João Vaz também vão estar presentes.

Já no dia 12 de outubro, a Escola Secundária de Felgueiras vai receber alguns testemunhos do jornalista Alexandre Manuel e de Francisco Melo, entre outros, sobre a vinda de José Afonso a Felgueiras em 1969, com o grupo “Uma Vontade de Música”. A poesia vai estar a cargo de José Quintela e vão ser também inauguradas exposições de artes plásticas, livros e discos proibidos no Estado Novo e documentos alusivos.

A 27 de outubro, pelas 16 horas, a Quinta da Juventude Eventos (Vila da Longra) recebe o grupo musical “Cantarias” e “Zeca vai ao teatro…”, por Cristiana José.

Já em novembro, no dia 10 pelas 16 horas, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Lagares) vai acolher artes plásticas e escrita criativa de alunos das escolas do concelho e de fora, com atuações, contando com a participação de Rui Pato, Escola das Artes Macpiremo e, entre outros, Aurora Gaia.

A Escola Secundária de Felgueiras vai receber também, a 23 de novembro, pelas 16 horas, o documentário “Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns”, que combateu a ditadura militar brasileira (1964-1985). Vai ser também apresentado o livro “D. Paulo Evaristo Arns – Um homem amado e perseguido”, de Evanize Sydom e Marilda Ferri. As intervenções vão ser de José Pacheco Pereira e D. Januário Torgal Ferreira, sendo rupo musical Ludegário, Ludomila e Sónia Sousa.

No dia 30 de novembro, a Casa-Museu do Pão de Ló de Margaride vai receber, pelas 16 horas, a apresentação do livro “A Noite Passada”, de Alice Brito, com apresentação de João Gobern. A música vai estar a cargo da Associação Berço das Artes.

Zeca Afonso completaria este ano 90 anos de idade e a canção “Balada do Outono” 60 em 2020.

O evento foi organizado pelo movimento cultural Tertúlias Itinerantes, fundado em 2010, segundo um comunicado da organização. O festival conta com o apoio de cerca de 20 entidades, entre as quais a Associação José Afonso e do PEN Clube Português.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta