“Noite dos Medos” vai invadir Melgaço a 31 de outubro

Foto: Câmara Municipal de Melgaço

No dia 31 de outubro, Melgaço vai ser invadido por bruxas e seres do além, no âmbito da “Noite dos Medos”. Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, passando por entre as ruas, a vila vai vestir-se a rigor com abóboras e varandas iluminadas, sons assustadores, vassouras e potes de bruxas, panos pretos, teias de aranhas, entre outros.

Pelas 21 horas, a Casa da Cultura vai receber o Welcome Drink dos Medos, com oferta de bebidas alegóricas e onde será apresentado o Concurso dos Medos.

As inscrições para este concurso estão abertas, em nome individual ou como entidade, até ao dia 22 de outubro, entregando a ficha de inscrição na Casa da Cultura ou por e-mail. A organização desafia à caracterização, subordinada ao tema “Medos”, sendo que os trabalhos devem distinguir-se pela reutilização de materiais, sendo valorizados os que se associem a costumes e tradições de Melgaço, como crenças, lendas, mitos e tradições populares relacionadas com o oculto.

Há três categorias a concurso: Escola, exclusivamente para a comunidade escolar; Individual, apresentação de candidaturas para restante comunidade em formato individual, exclusivamente para maiores de 18 anos, e apenas um elemento; Grupo: restante comunidade em formato de grupo, com um mínimo de dois elementos.

Quanto aos prémios, na categoria Escola há um troféu para os três melhores classificados, na categoria Individual, o primeiro prémio é uma pernoita para duas pessoas na Casa da Cevidade, o segundo, uma caixa de espumante Alvarinho e o terceiro prémio é um circuito de banhos com massagem, no Centro de Estágios de Melgaço (SPA). Já na categoria Grupo, o primeiro prémio é um cabaz de produtos locais, o segundo, uma pernoita para cinco pessoas, na Branda da Aveleira e o terceiro, uma atividade radical para cinco pessoas.

Mais tarde, pelas 22h30, vai decorrer o Cortejo dos Medos, em que os participantes vão desfilar os seus trajes pelas ruas da vila, num percurso da Casa da Cultura até ao Castelo, onde decorrerá o Enterro dos Medos, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega.

A noite vai ainda contar com um espetáculo de fogo e uma festa a partir das 00h30 na Praça da República, refere um comunicado da autarquia.

O evento é organizado pelo município de Melgaço com colaboração da Associação Empresarial Minho Fronteiriço.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta