Penafiel vai acolher provas de duatlo e triatlo no fim de semana

Foto: Parque de Penafiel | Ana Regina Ramos

No próximo fim de semana, Penafiel vai receber a terceira edição do “Penafiel Triathlon Weekend”, em que vão ser disputados os campeonatos nacionais de Clubes, Cadetes, Juniores e Paratriatlo de Triatlo Cross e ainda o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Cross, estando os dois eventos abertos a atletas não federados que competirão extra campeonatos.

No total, são esperados quase duzentos atletas, das mais diversas categorias, provenientes de vários pontos de Portugal e que representam os principais clubes das duas modalidades.

No sábado, acontecerá, pelas 15 horas, a partida do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Cross, Cadetes, Juniores e Paratriatlo (atletas federados e não federados). Decorrerá entre a Praia Fluvial de Luzim – Rio Tâmega, onde está localizado o Parque de Transição (PT) 1, com o segmento de btt a subir ao alto de Peroselo, a passar pela zona da Brenha e a terminar no Parque da Cidade de Penafiel, onde está instalado o PT2. Os atletas realizarão o percurso de corrida no parque da cidade, terminando no mesmo local.

Já o percurso de natação é feito na praia fluvial em questão, no rio Tâmega, e o ciclismo é realizado em linha com uma altimetria exigente, incluindo subidas relativamente curtas, mas com inclinação significativa. Alguns troços incluem pedra solta, tornando o trajeto fisicamente mais exigente, com um grau de dificuldade técnica média. A corrida será num percurso circular no parque da cidade, maioritariamente plano, mas constituída por algumas subidas e descidas.

No dia seguinte, pelas 10 horas, será a vez da partida do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Cross (atletas federados e não federados). O percurso de duatlo exclui o segmento de natação, com uma corrida inicial, o segmento de ciclismo e uma segunda corrida que finaliza a competição, com partida e chegada ao parque da cidade e passagens, no segmento de btt, pelo centro histórico, Sameiro, Santa Marta, Brenha e Milhundos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta