Sete concelhos da região norte integram projeto pioneiro no país sobre educação

Foto: Apresentação do projeto em Lisboa | Câmara Municipal de Lousada

Lousada, Braga, Gondomar, Guimarães, Porto, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia integram um grupo restrito de sete concelhos portugueses que estão a implementar o projeto desenvolvido pela Teach For Portugal com vista à promoção da igualdade educativa.

Este projeto tem como base a Teach For All, uma rede internacional através da qual foi possível recrutar técnicos superiores para as escolas onde vai ser implementado.

Os principais objetivos, segundo um comunicado da autarquia de Lousada, passam por promover o desenvolvimento de expetativas e competências que permitam um percurso escolar de sucesso, desenvolver projetos sustentáveis para o sucesso da comunidade escolar, nomeadamente o envolvimento de pais e encarregados de educação, e demais atores da sociedade, no processo educativo.

As atividades letivas e de acompanhamento vão realizar-se dentro e fora da sala de aula, em articulação com o professor-mentor, que leciona na escola e que tem como função acolher o participante Teach For Portugal, e com a direção da escola. Já as atividades com a comunidade escolar e educativa vão decorrer no período não letivo.

Uma vez que este recurso vai acompanhar todas as turmas do professor-mentor no regime obrigatório de aulas, o número de crianças abrangidas será o número de alunos desse professor.

A apresentação, que teve o apadrinhamento do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decorreu no passado dia 17 de setembro, na Fundação Vasco Vieira de Almeida, em Lisboa.

A associação Teach For Portugal é uma organização que pretende combater a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças têm a educação, o apoio e as oportunidades necessárias para desenvolver o seu máximo potencial, independentemente do contexto socioeconómico de onde provêm.

Para que os objetivos deste projeto sejam cumpridos estão definidos no Programa de Desenvolvimento da Teach For Portugal quatro pontos essenciais que devem ser tidos em conta para reduzir o número de alunos com níveis negativos e reduzir também a taxa de retenção e desistência. Existe, por isso, um Programa de Formação e Desenvolvimento de Liderança, a Intervenção em sala de aula, Desenvolvimento de Projetos Escolares e Desenvolvimento de Projetos Comunitários.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta