Casa Museu João Vieira inaugurada em Chaves pelo primeiro-ministro

Foto: Câmara Municipal de Chaves

A Casa Museu João Vieira foi inaugurada no domingo, em Vidago (Chaves), contando com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

O filho do pintor e curador da exposição, Manuel João Vieira, referiu que este espaço nasceu da vontade do pai em criar uma fundação. Esta exposição é dedicada à obra do artista plástico, nascido em 1934, que conseguiu criar arte com as letras, refere um comunicado da autarquia.

António Costa referiu que o país tem “uma rede muito significativa de grandes artistas que têm nas suas terras de origem espaços de representação” e indicou como exemplos Graça Morais, em Bragança, Amadeo de Souza Cardoso, em Amarante, Nadir Afonso, em Chaves, e agora João Vieira, em Vidago.

Foto: Câmara Municipal de Chaves

Deixou ainda um desafio para os autarcas potenciarem e dinamizarem uma rede dos espaços com legado de artistas contemporâneos portugueses. “Essa articulação é o que permite, não só dar vida a estes territórios, valorizar o conhecimento da obra destes artistas, como interligar entre si e permitir uma maior dinâmica de itinerância do conjunto destas obras artísticas”, acrescentou.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, referiu a importância da cada vez maior descentralização cultural, sendo este um dos exemplos a seguir.

Já o autarca flaviense, Nuno Vaz, referiu que este equipamento cultural, “relevante para o concelho e região, é mais uma prova das capacidades que o interior tem em dinamizar as potencialidades e riquezas de um património de excelência”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta