Alto Minho está no Top 100 dos Destinos Sustentáveis do Mundo

Foto: Câmara Municipal de Ponte de Lima

O Alto Minho mantém a posição no Top 100 de Destinos Sustentáveis do Mundo. O galardão “Platinum QualityCoast”/”Green Destinations Award” (Costeiro Platina/Destino Verde) é resultado de uma candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa “Green Destinations Awards”.

Com a atribuição deste prémio o Alto Minho assegurou a renovação da sua posição entre o Top 100 de Destinos Sustentáveis do Mundo, o que prova a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima, segundo refere um comunicado da autarquia de Ponte de Lima.

O programa “Green Destinations Awards” certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.

O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um longo período de preparação, de relatórios e dossiers abrangendo mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade divididos por seis temáticas (gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade) e uma auditoria independente no local. O prémio também é um reconhecimento dos esforços dos destinos, neste caso, do Alto Minho, na manutenção da atratividade do seu turismo no futuro.

A distinção foi oficialmente entregue no dia 10 de outubro ao vice-presidente da CIM Alto Minho, Victor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, durante o evento “Global Green Destinations Day”, que decorreu em Mali Losinj, na Croácia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta