Esposende: Antas vai organizar feira gastronómica

Foto: Junta de Freguesia de Antas

Nos dias 9 e 10 de novembro, a freguesia de Antas vai organizar uma feira gastronómica, no Recinto Paroquial de São Paio de Antas, em Esposende.

A iniciativa pretende reavivar a tradição popular da matança de porco, promovendo a gastronomia e fomentando o convívio entre os participantes, e tem também como objetivo a angariação de fundos para apoio às atividades das associações, refere a Junta de Freguesia de Antas em comunicado.

A Arruada pelos Zés P’reiras de Antas vai marcar a abertura do evento, no dia 9, pelas 14 horas. A matança de porco, tal como se realizava outrora nas casas de lavoura, vai acontecer uma hora depois, seguindo-se todo o ritual associado a este costume.

Ao longo da tarde, os Zés P’reiras vão assegurar a animação e vai ser possível degustar várias iguarias gastronómicas, nomeadamente rojões, cozido à portuguesa, papas de sarrabulho, feijoada, fêveras, enchidos, carnes salgadas, javali, além de doçaria diversa. À noite, a partir das 22 horas, a animação vai estar a cargo do grupo musical Terr’Alegre e, depois da meia-noite, vão entrar em cena os dj’s.

No dia seguinte, a feira vai abrir portas às 10 horas com um convite a degustar as diferentes propostas gastronómicas. De tarde, vai subir ao palco, pelas 15 horas, o Grupo de Cantares e Dançares de São Paio de Antas e, uma hora mais tarde, o Coral Polifónico de Antas.

“Esta pretende ser a primeira de várias edições, constituindo um meio de angariação de fundos para apoiar a atividade que é desenvolvida pelas nossas associações, e são várias, todas com um trabalho bastante meritório”, refere o presidente da Junta de Freguesia de Antas, José Viana. Acrescenta que “embora a ideia da realização deste evento tenha partido da Junta de Freguesia, foi acolhida prontamente pelas associações, o que reflete a união, a dinâmica e a disponibilidade colaborativa” das coletividades.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta