Milhares de visitantes esperados durante celebrações do São Martinho em Penafiel

Foto: Unsplash

De 8 a 20 de novembro, Penafiel comemora o São Martinho, que vai contar com provas do vinho novo, sabores tradicionais, mostras de gado e artesanato, animação musical e uma das peças principais destas celebrações: As castanhas.

A partir das 10 horas, desta sexta-feira, a tenda gigante na Quinta de Puços (junto ao Largo da Ajuda) vai abrir ao público e é ali que os visitantes poderão fazer as provas do vinho novo e degustar a gastronomia típica da região nos vários restaurantes presentes. Nos dias 11 e 17, pelas 17 horas, vão realizar-se os tradicionais magustos de São Martinho.

A partir de sábado, realiza-se a mostra e venda de artesanato no Largo da Igreja da Misericórdia, refere um comunicado da autarquia.

No próximo domingo, o ponto alto será o desfile etnográfico dos Ranchos Folclóricos do Concelho, às 14h30, desde a Praça da Escritaria até ao Largo da Ajuda. No dia seguinte (feriado municipal), vai decorrer, na Igreja Matriz, a Eucaristia Solene em honra de São Martinho (às 10 horas), seguida da procissão com andor do Santo Padroeiro (às 11 horas). Nesse mesmo dia, o programa estende-se à concentração de concertinas, pelas 14 horas.

O Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai acolher, no próximo domingo, a mostra e venda de gado bovino, na segunda-feira, a mostra e venda de gado cavalar e, nos dias 15, 16 e 17, a habitual XXII Concentração Motard, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

A programação inclui também a “Color Run pela Diabetes”, num percurso de seis quilómetros, no dia 17 de novembro, às 10 horas, com partida no Parque da Cidade de Penafiel. O valor da inscrição é de cinco euros, com oferta de t-shirt e lanche. A iniciativa é do Núcleo da Diabetes do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e tem o apoio do município.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta