Exercício “A Terra Treme” por todo o país na próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira, pelas 11h15, vai realizar-se por todo o país o exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”.

A iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tem a duração de um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos de salvamento: Baixar, proteger e aguardar. A participação é aberta a todos, individualmente ou em grupo, em qualquer local.

O exercício pretende chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Segundo o site oficial desta iniciativa, há sete passos essenciais a ter em conta antes, durante e depois de um sismo: Identificar e corrigir os riscos da casa, organizar um plano familiar de emergência, preparar um kit de emergência, identificar e corrigir os pontos fracos do edifício, executar os três gestos que protegem, cuidar primeiro do próprio e só depois dos outros e estar atento às indicações das autoridades.

Deixe um comentário

error: Content is protected!