Lousada vence prémio europeu de sustentabilidade ambiental

Foto: Câmara Municipal de Lousada

O município de Lousada foi reconhecido esta quinta-feira, em Bruxelas, com o prémio europeu “Ação Transformadora do Ano” 2019 para a Sustentabilidade, refere a autarquia em nota.

O município de Lousada era um dos três nomeados, entre Leuven (Bélgica) e Berlim (Alemanha), por “usar a educação ambiental para promover práticas ambientais, inspirar e apoiar formas alternativas de criar áreas de conservação e oportunidades de emprego e reconectar os cidadãos locais com a sua paisagem rural”, refere o site do concurso.

Esta iniciativa reconhece ações transformadoras que estejam a decorrer ou já concluídas que usem os 15 passos definidos na Declaração Basca para contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris, bem como para alcançar a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica das sociedades.

Lousada vai receber 10 mil euros para começar uma ação transformadora no município, assim como um troféu e uma entrada gratuita e uma apresentação na Mannheim2020 (na Alemanha, entre 20 de Setembro e 2 de Outubro de 2020), que é uma conferência europeia que funciona como uma interface entre a União Europeia e as ações sustentáveis a nível local.

O evento é organizado pelo ICLEI (Local Governments for Sustainability – Governos Locais pela Sustentabilidade), o País Basco e a cidade dinamarquesa de Aalborg e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu (CoR) e o Banco Europeu de Investimento (EIB).

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta