Porto tem Centro Português de Informação Juvenil

Foto: peoplecreations/Freepik

Foi inaugurado na sexta-feira o Centro Português de Informação Juvenil (CPIJ), um novo espaço inaugurado pela sede da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) no Porto.

O objetivo é “ajudar estudantes, dirigentes associativos, políticos, investigadores, docentes e outros profissionais a adquirirem conhecimento especializado sobre a comunidade jovem e as suas estruturas”, refere a FNAJ em nota.

O novo gabinete da federação, que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal do Porto, reúne centenas de publicações sobre os jovens e está disponível a todos mediante marcação prévia.

Entre as prioridades, refere o portal de notícias do Porto, está o lançamento de manuais e guias de orientação para os agentes do setor, desde compilações legais a conjuntos de boas práticas.

Integrado no circuito da rede de Bibliotecas Municipais do Porto, o CPIJ vai permitir o acesso a obras literárias fundamentais para o desenvolvimento das múltiplas atividades associativas e estudos académicos sobre o setor e também vai facilitar a compilação de estudos e boas práticas na área do associativismo e da juventude, por parte da FNAJ, em revistas temáticas.

Esta estrutura pretende ainda a “formação e capacitação dos jovens, reforço da capacidade institucional das organizações juvenis locais, promoção da solidariedade, partilha e cooperação entre jovens e organizações e, ainda, reforço da parceria e de projetos conjuntos entre a FNAJ e o município do Porto que permitam o fortalecimento do tecido associativo juvenil”, refere o “Porto.”.

Até ao final do ano, este centro quer realizar a edição de três documentos fundamentais para a juventude, associativismo, cidadania e voluntariado, entre eles: O livro “A Fiscalidade das Associações Juvenis”, o “Manual do Associativismo Juvenil” e uma revista de boas práticas associativas, através da compilação e publicação de estudos e projetos na área da juventude por parte da FNAJ.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta