Cinco concelhos do Minho investem no alargamento da rede de fibra óptica

Foto: DR

Os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima vão investir no alargamento da rede de fibra ótica nos seus concelhos e assinaram, nos últimos dias, um protocolo de colaboração com a Altice Portugal.

Em comunicado, a autarquia de Arcos de Valdevez informou que foi aprovada a abertura de procedimento, pelo valor base de 73.500 euros, para levar fibra a Soajo e permitir expandir também pelas freguesias no trajeto, sendo que está ainda a “preparar um procedimento para levar a fibra ótica ao Extremo e a Sistelo”. A assinatura do protocolo de colaboração entre o município e a empresa de telecomunicações foi assinado na quinta-feira.

O concelho de Melgaço vai contar com o investimento de cerca de dois milhões de euros para a instalação de fibra ótica de última geração, contando que chegará a 75% das habitações do concelho. O protocolo foi assinado na quinta-feira.

No concelho de Caminha, a expansão da rede de fibra ótica deverá atingir uma taxa de disponibilidade de 95% em relação ao número de fogos do concelho, refere o site da Câmara Municipal, tendo o protocolo sido assinado na quinta-feira. O dia ficou marcado também com a oferta de tablets ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, em Caminha, no âmbito do programa de promoção da literacia digital, além de que a vereadora da Ação Social, Liliana Ribeiro, em representação do Programa Operacional de Apoio à Pessoa Carenciada do Concelho de Caminha, que trabalha em parceria com o Banco Alimentar, recebeu da Altice um cheque de 750 euros.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Altice Portugal assinaram, também na quinta-feira, protocolos de colaboração para o reforço do investimento em infraestruturação de fibra ótica e que vão permitir atingir, nos próximos meses, 95% de cobertura em todo o concelho.

Em Ponte de Lima, a Altice Portugal prevê executar a expansão da rede de fibra ótica de forma a abranger 75% das habitações do concelho em 2020, refere um comunicado da autarquia. O protocolo foi assinado esta sexta-feira e, durante a cerimónia, foram ainda oferecidos pela Altice Portugal um conjunto de tablets aos quatro Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima.

A Altice Portugal vai investir, até dezembro do próximo ano, cerca de 15 milhões de euros em mais de 100 mil quilómetros de fibra ótica em cinco concelhos do distrito de Viana do Castelo, acrescenta o site da autarquia de Viana do Castelo.

O investimento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população seja a nível lúdico ou laboral e permitindo, por exemplo, comunicações digitais alargadas, como ligações a 10GB e ampliação da rede wi-fi.

O CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, revelou, durante a assinatura dos protocolos, que, em termos globais, em Portugal, 4,9 milhões de casas já se encontram com cobertura de fibra ótica de última geração, estando a Altice Portugal a menos de 10% de atingir o objetivo de 5,3 milhões de casas, 27 mil lugares, 308 concelhos e mais de três milhões de quilómetros de fibra, “que vão tornar o país o primeiro país da Europa com cobertura praticamente integral de fibra ótica”, refere o site da autarquia de Caminha.

Ana Regina Ramos e Mariana Sousa Lopes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta