Dois Jovens Talento da Gastronomia são da região norte

Foto: Jovem Talento da Gastronomia

Carlos Araújo (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto) e André Rodrigues (Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo) são os dois vencedores da região norte da oitava edição do Jovem Talento da Gastronomia, selecionados a nível nacional a 4 e 5 de dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima.

Após as três etapas regionais, Carlos Araújo venceu na categoria “Pastelaria INTER Magazine”, com “The 4 C’s”, descrevendo a experiência como “extremamente gratificante, plena de aprendizagem e de oportunidade de conhecer profissionais reconhecidos na área”, refere a organização. No futuro, pretende concluir os estudos e adquirir o máximo de conhecimento possível “para, eventualmente, desenvolver o seu próprio projeto”.

Já André Rodrigues, finalista do Curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi distinguido na categoria “Tradição com Arroz Bom Sucesso”, com “Arroz de Miúdos, Robalo em Sous-vide, Emulsão de Gordura de Frango/Cristas de Galo e Crocante de Coentros”. Recebeu o Troféu Bom Sucesso, “Um Dia na Cozinha do Chefe” e uma visita às instalações da fábrica e aos campos de arroz, o seu “ingrediente favorito desde sempre”, escreve a organização. Para o futuro, “pretende explorar as diferentes cozinhas e culturas, internacionais e, quando tiver bagagem suficiente, abrir o seu próprio espaço em território nacional”.

Foto: Jovem Talento da Gastronomia

Nas restantes categorias, Rafael Ribeiro (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa) venceu a “Cozinha Makro”, com “Codorniz, Chouriço e Couve-Flor”, recebendo um cheque no valor de mil euros em compras nas lojas da marca; Rafael Neves (Restaurante Olympique, Albufeira) distinguiu-se na “Cozinha com Legumes Bonduelle”, com “Texturas de Romanesco, Puré de Ervilha e Alheira, Leite de Coco”, recebendo uma experiência gastronómica num restaurante a definir; Solange Saraiva (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa) ganhou na categoria “Artes da Mesa INTER Magazine”; na “Cozinha com Polvo Nacional Brasmar”, a vencedora foi Isa Carvalho (Escola Profissional de Salvaterra de Magos), com “Reinterpretação da Salada de Polvo”; João Coelho (Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa) venceu na categoria “Barman INTER Magazine”, com o cocktail “Chocolate Manhattan” e o cocktail “Moluscas”; e Bernardo Calvo (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) foi o selecionado na “Cozinha com Bacalhau Brasmar”, com “Fumados de Bacalhau, Puré Emulsionado e o Pimento”.

A ICEL – Indústria de Cutelarias da Estremadura – ofereceu também a todos os vencedores facas e utensílios a todos os concorrentes.

O segundo dia do evento contou também com um fórum sobre “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal”, levado a cabo no Domus Pacis Fátima Hotel, em simultâneo com as provas desse dia, onde vários profissionais da hotelaria e da restauração realizaram demonstrações e debates. Foi também transmitido o documentário “A Moda da Cozinha”, de Tiago Pereira e Paulo Amado e apresentado pela Makro, ao longo dos dois dias, no espaço Blue Box que contou com a presença dos finalistas, comunidade escolar e restante público, escreve a organização.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta