Santa Maria da Feira: Inscrições abertas para meninas fogaceiras até segunda-feira

Foto: Denise Pessoa

Até à próxima segunda-feira estão abertas as inscrições para meninas fogaceiras de todo o concelho de Santa Maria da Feira no Cortejo Cívico e tradicional Procissão das Fogaceiras, que vão decorrer dia 20 de janeiro.

Podem participar todas as meninas que completem, no mínimo, oito anos, até ao final deste ano, sendo que o vestido e todos os acessórios, incluindo os sapatos, têm de ser integralmente brancos, “não sendo, assim, permitido o uso do bege ou de qualquer outra cor”, refere um comunicado da autarquia – todas as recomendações e normas de participação constam do Manual da Fogaceira, entregues nas escolas a todas as meninas que irão participar pela primeira vez.

O almoço e as fogaças, que são transportadas à cabeça e depois partilhadas com a família e amigos como manda a tradição, são oferecidos a todas as meninas.

Todos os anos, centenas de meninas de todo o concelho desfilam no Cortejo Cívico e na tradicional Procissão da Festa das Fogaceiras, vestidas e calçadas de branco, com a fogaça à cabeça, cumprindo uma promessa ao mártir São Sebastião que remonta a 1505.

Foram entregues em todas as escolas básicas do concelho as fichas de inscrição, devendo ser devidamente preenchidas pelos pais e/ou encarregados de educação e entregues nas respetivas escolas ou na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira. A ficha de inscrição encontra-se também disponível no portal do município.

A Festa das Fogaceiras dispõe, desde 2015, do Cantinho da Fogaceira, um espaço para empréstimos e doações de trajes, a maioria adquiridos pela organização e outros doados por famílias das participantes, e onde também é disponibilizada informação e aconselhamento sobre as normas de bem trajar e postura nos momentos mais solenes.

Neste espaço, segundo explica a autarquia, irá funcionar um Espaço de Ateliê para transmissão do saber-fazer artesanal associado à preparação das centenas de bandeiras coloridas de papel de prata que decoram as fogaças transportadas pelas meninas fogaceiras em tabuleiros de madeira, também eles minuciosamente decorados de forma artesanal por trabalhadores da Câmara Municipal.

Este ano, o Cantinho da Fogaceira terá as portas abertas até 16 de janeiro, na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta