Valença: Utentes de projeto social participaram na produção de vinho verde

Foto: Soalheiro

“Germinar” é um projeto social que passa pela integração de utentes da delegação de Valença da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Encabeçado pelo Clube de Produtores de Monovarietais do Vinho Verde, promovido pelo Soalheiro, nasce agora o vinho “Germinar”, produzido pelos utentes da instituição que promove a integração social de jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento. O projeto tem principal enfoque na integração socioprofissional e, em comunicado, pode ler-se que “com a disponibilização deste produto pretende-se uma participação colaborante da sociedade, não numa lógica de caridade, mas numa lógica de reconhecimento da qualidade do produto produzido com a participação destas pessoas, que de outra forma não teriam essa possibilidade”.

Já para os produtores Soalheiro, este vinho é “o resultado de um projeto construído ao longo do ano de 2019 com vontades genuínas de criar dignidade, valores e emoções e que valoriza o melhor dos que nos rodeiam e fazem com que a nossa evolução seja permanente e ilimitada”.

Foto: Soalheiro

Ora, o desafio para estes utentes da instituição não se ficou pelo trabalho na vinha, já que foram os próprios que conceberam os desenhos que deram origem ao rótulo e à caixa para o produto final.

Este vinho pode ser comprado na adega Soalheiro e entidades aderentes, sendo que 30% das vendas revertem para a sustentabilidade do projeto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta