Lousada integra projeto europeu sobre resíduos domésticos e urbanos

A Câmara Municipal de Lousada aderiu ao projeto europeu Interreg OptiWaMag que visa a inovação no que respeita às políticas de gestão de resíduos domésticos e urbanos.

O objetivo é “fomentar a colaboração interregional e interinstitucional como forma de promover a troca de experiências e boas práticas, a coaprendizagem e a transferência de conhecimentos, com vista à elaboração de planos de ação regionais que possam vir a melhorar a eficiência do setor dos resíduos”, refere um comunicado da autarquia.

O projeto está em fase de arranque e o município de Lousada promoveu o primeiro encontro de partes interessadas, no passado dia 13 de janeiro, de forma a apresentar o projeto, os seus objetivos e plano de ação e delinear uma estratégia de diagnóstico inicial.

Os trabalhos contaram com 14 representantes de relevantes agentes territoriais do setor dos resíduos, da administração central e local, da academia e da sociedade civil, como a Agência Portuguesa do Ambiente, Lipor, AmbiSousa, Município de Paredes, Município de Paços de Ferreira, Universidade de Aveiro, ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e Associação BioLiving.

Este projeto conta com seis instituições de vários países que constituem a parceria (Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália) e decorre de 2019 a 2023, contando com o apoio financeiro da União Europeia – o programa Interreg Europe e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Deixe um comentário

error: Content is protected!