EXPLICA SAÚDE: A gota – doença dos ricos e dos pobres

A gota é uma doença que, ao longo da História, era conhecida como a “doença dos reis”. A descrição mais antiga da gota tem origem no Egito, na era dos Faraós. É, de facto, uma doença reumática, potencialmente grave e incapacitante, mas pode ser facilmente tratada com dieta, hábitos de vida saudáveis e alguns medicamentos.

Nesta doença inflamatória, há depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações, principalmente nos dedos grandes dos pés, tornozelos, joelhos, nas mãos e punhos, ocasionando uma artrite, por vezes, deformante – artrite gotosa – caracterizada por inflamação da articulação, dor, calor, rubor e inchaço, sendo, de facto, uma doença inflamatória das articulações extremamente dolorosa e que aparece, sobretudo, quando a taxa de uratos (derivado do acido úrico) no sangue está em níveis superiores a 7 mg/dl.

É uma doença que pode estar fortemente relacionada com a dieta e o modo de viver, podendo afetar vários membros da mesma família e aí ter origem em alguns fatores genéticos existentes nessa família. Atinge cerca de 2% da população ocidental, acomete, sobretudo, as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em  níveis acima do normal, sendo mais frequente nos homens, nomeadamente os que têm mais de 45 anos, mas também nas mulheres, nomeadamente aquelas em idades da menopausa. Sabe-se que quando as crises de gota aparecem nas pessoas mais jovens é muito mais grave porque há maior possibilidade de atingir outros órgãos, como por exemplo os rins, ocasionando litíase renal por cristais de ácido úrico.

A gota é uma doença mais frequente nas pessoas com insuficiência renal, doenças oncológicas, psoríase, obesas, diabéticas, hipertensas e com níveis elevados do colesterol e triglicéridos, tendo maior tendência a ter eventos cardíacos, como por exemplo angina de peito e/ou enfarte do miocárdio.

Como vimos, a gota só por si pode ser causada devido a concentrações elevadas no sangue de ácido úrico produzidas pelo organismo, mas também pode acontecer que haja uma deficiente excreção de ácido úrico, ocasionando a hiperuricemia, mas também pode estar relacionada com a alimentação (alimentos ricos em purinas, o que vai dar origem ao seu principal derivado que é o acido úrico), mas também com a ingestão de medicamentos, como por exemplo os diuréticos (muitas vezes utilizados indevidamente para emagrecer).

Na prevenção da gota, devemos consumir produtos lácteos com baixo teor de gordura ou mesmo sem gordura; utilizar vegetais, tais como espargos, espinafres, ervilhas, couve-flor, cogumelos, feijões, lentilhas, etc.; beber água abundante e café; consumir fruta fresca rica em vitamina C e evitar, sobretudo, as bebidas alcoólicas, tais como cerveja, vinho, bebidas brancas destiladas, licores, refrigerantes e bebidas açucaradas, xarope de milho com alto teor de frutose, etc.; evitar comer pão branco, bolos, doces e ainda produtos lácteos ricos em gordura (queijo gordo, leite gordo), mariscos, anchovas, arenque, sardinha, cavalas, atum, salmão, trutas, frutos do mar – mexilhão, vieiras; e, essencialmente, evitar dietas ricas em gorduras saturadas de carnes vermelhas (bovina, suína e de cordeiro), enchidos e fumados (linguiça, mortadela, salame, bacon), enlatados, além de aves como o frango, peru e pato e os miúdos das aves (fígados, moelas, rins, coração), que possuem alto teor de purinas – que é, como vimos, o que vai dar origem ao ácido úrico.

A atividade física é essencial e alterar o estilo de vida é fundamental na prevenção e mesmo no tratamento da gota.

A medição da quantidade de ácido úrico no sangue e na urina, a análise de líquido sinovial (exame que revelará cristais de ácido úrico), o raio X da articulação e a biópsia sinovial poderão confirmar o diagnóstico de gota.

Numa crise aguda de artrite gotosa, deve-se beber bastante água, aplicar gelo, tomar analgésicos e utilizar um anti-inflamatório. Nas crises agudas está indicado a colchicine e após o alupurinol para evitar outras crises.

Em todos os casos há que procurar o médico de família a fim de avaliar e prevenir o aparecimento de uma crise gotosa que sabe-se que, em alguns casos, leva à grande incapacidade motora devido a presença de tofos gotosos (aglomeração de cristais de acido úrico na articulação).

Deixe um comentário

error: Content is protected!