Porto: Museu Nacional da Imprensa lança galeria virtual com cartoons sobre o Covid-19

Foto: Museu Nacional da Imprensa

O Museu Nacional da Imprensa lançou, esta segunda-feira, uma nova galeria PortoCartoon online, composta por mais de 500 desenhos sobre a pandemia pela qual o mundo está a passar no momento resultante do Covid-19. Este projeto iniciou-se há menos de duas semanas através de um convite dirigido a todos o cartunistas do mundo.

O Museu Nacional da Imprensa lançou uma galeria virtual com desenhos sobre o Covid-19, onde mais de 100 artistas enviaram cerca de 523 desenhos. Estes desenhos foram enviados por cartunistas de todo o mundo, nomeadamente da China, Índia, Indonésia, Colombia, EUA, México, Rússia, Irão, Croácia, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, entre outros países. Até domingo passado, os participantes superavam as 30 nacionalidades diferentes e alguns dos desenhos recebidos da Rússia, através de um club de cartoon são de crianças dos oito aos 16 anos.

Esta viagem pode ser iniciada no Museu Virtual do Cartoon e, neste momento, esta galeria Anti-Covid-19 tem quatro diferentes salas com um acesso interativo preparadas com mais de 200 desenhos que correm num sistema de carrossel, no entanto, progressivamente, outras salas serão abertas.

Este projeto é coordenado pelo diretor do museu, Luís Humberto Marcos, e insere-se num conjunto alargado de galerias e museus virtuais desenvolvidos desde a inauguração do Museu Nacional da Imprensa, em 1997, no Porto.

Relembre-se que o Museu Virtual do Cartoon foi criado e lançado na internet em 2004 na presença de George Wolinski. Este foi uma grande figura do humor gráfico mundial e, durante alguns anos, foi presidente do júri do PortoCartoon-World Festival. George Wolinski foi assassinado em 2015 no atentado contra o Charlie Hebdo, em Paris.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta