Covid-19: Consultem aqui as várias linhas de apoio no distrito do Porto

Foto: Ana Regina Ramos

Para fazer face à pandemia causada pelo Covid-19 nas mais diferentes áreas, os municípios e outras entidades do distrito do Porto criaram vários contactos de apoio.


Penafiel

Rede solidária Covid-19 “Uber”

  • Rede de apoio social de emergência, constituída por técnicos do município, IPSS’s e Juntas de Freguesia.
  • Entrega de alimentos de primeira necessidade e levantamento e entrega de medicamentos urgentes
  • Apoio psicológico sempre que necessário
  • Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
  • Contacto: 255 710 714 | 255 710 735

Linhas de apoio aos utentes

No âmbito do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus, o ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul informou que está disponível uma linha de apoio aos utentes, com serviços de psicologia, serviços sociais e outros técnicos de saúde.

Contacto: 255 718 530

Contactos das Unidades de Saúde Familiar de Penafiel de apoio Covid-19:

  • ACES (Sede) – linha de apoio à USP/COVID19 – Reencaminhamento de chamadas para 11 profissionais de saúde do ACES: 255718530 | aces.valesousasul@arsnorte.min-saude.pt
  • USF 3 Rios: 255 728 320 | usf.3rios@arsnorte.min-saude.pt
  • USF União Penafidelis: 255212350 | usf.uniaopenafidelis@arsnorte.min-saude.pt
  • Polo Recezinhos: 255730580 | usf.uprecesinhos@arsnorte.min-saude.pt
  • USF S. Martinho: 255712328 | usf.smartinho@arsnorte.min-saude.pt
  • USF Egas Moniz Ribadouro (Paço de Sousa): 255750220 | usf.egasmribadouro@arsnorte.min-saude.pt
  • UCSP de Galegos: 255279040 | ucsp.galegos@arsnorte.min-saude.pt
  • Unidade de Abragão (UCSP Tâmega Douro): 255942170 | us.abragao@arsnorte.min-saude.pt
  • Unidade de Rio de Moinhos (UCSP Tâmega Douro): 255617010 | us.riomoinhos@arsnorte.min-saude.pt
  • Unidade de Perozelo (UCSP Tâmega Douro): 255942241 | us.peroselo@arsnorte.min-saude.pt
  • USF S. Vicente: 255615536 | usf.svicente@arsnorte.min-saude.pt

Paredes

Apoio ao domicílio e psicológico da Cruz Vermelha

  • Delegação de Sobreira:

O Município de Paredes, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Sobreira, disponibiliza apoio ao domicílio e apoio psicológico.

Contactos: 255 788 931 | 255 788 381 | 255 788 361

Cruz Vermelha Portuguesa: Delegação da Sobreira 968 615 835 | 968 616 045

  • Delegação de Vilela:

A Delegação de Vilela da Cruz Vermelha Portuguesa criou linhas telefónicas de apoio psicológico dirigidas à comunidade local de Vilela, Duas Igrejas, Cristelo e Sobrosa, de forma a minimizar as situações de vulnerabilidade social decorrentes da propagação da pandemia.

Contactos: 910 094 969 | dvilela.psicossocial@cruzvermelha.org.pt

Linhas de apoio telefónico aos utentes

  • O município de Paredes disponibilizou a lista de contactos e da Linha de Apoio Telefónico das Unidades de Paredes e apoio USP/COVID19, que a população deverá utilizar.
  • Contacto Sede ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul: 255 718 530
Foto: Câmara Municipal de Paredes

Gabinete de apoio às empresas – 255 788 800

  • O município de Paredes criou um Gabinete de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no acesso às linhas de apoio anunciadas pelo Governo.

Lousada

Consultas online para serviços terapêuticos a crianças e jovens

  • A ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social presta consultas online para dar continuidade aos serviços terapêuticos, nas áreas da terapia da fala, terapia ocupacional, psicologia e integração sensorial.
  • Contactos para agendamento das consultas: Whatsapp – 966 039 224 | 255 822 308 | educacao@acip.com.pt

Linha de apoio violência doméstica

  • O município de Lousada disponibilizou alguns contactos para vítimas de violência doméstica.
  • Contactos: 255 820 551 | ana.faria@cm-lousada.pt

Linha de Apoio Psicológico Municipal – 934 031 163

  • O município de Lousada disponibilizou também uma linha de apoio psicológico para doentes com Covid-19 e familiares.

Linha de Apoio Municipal – 969517603

  • Criada para prestar auxílio aos cidadãos lousadenses que se encontram recuperados ou em período de recuperação nas suas casas e em isolamento.
  • Coordenada pelos técnicos municipais da Ação Social que gerem a interligação com o Hospital, Centro de Saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e sistema de recolha de lixo municipal
  • Apoio continua a ser efetuado através da entrega de kits de proteção individual, avaliação social e, caso necessário, entrega de cabaz alimentar, refeições confecionadas, medicação e apoio domiciliário. A autarquia procede também à recolha de resíduos destas famílias, com equipas diferenciadas.

Linhas de apoio aos utentes

  • No contexto da pandemia por Covid-19, o Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega III, Vale do Sousa Norte (ACeS) em articulação com o município de Lousada, disponibilizou aos utentes uma linha de contacto privilegiado Covid – Casa (Linha de Apoio).
  • Caso esteja em vigilância ativa, ou em tratamento domiciliário por infeção com Covid-19, deverá contactar a unidade de saúde por telefone ou e-mail para vigilância e acompanhamento do estado de saúde.
  • Esta é uma linha complementar à Linha Saúde 24, criada face à necessidade de respostas técnicas e mais rápidas, junto da comunidade lousadense.
Foto: Câmara Municipal de Lousada

Paços de Ferreira

Linha de Solidariedade Municipal

  • Serviço de apoio psicológico e de apoio às famílias, via telefone, para os cidadãos de Paços de Ferreira
  • Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em estreita articulação com as Juntas de Freguesia, IPSS’s, e outras instituições do concelho
  • Tipos de apoio: medicação, compras, cabaz, refeições
  • Destina-se a todas as pessoas sem suporte familiar nos grupos com mais de 60 anos, com doença crónica/de risco, em isolamento (Covid-19), em quarentena obrigatória ou profilática e com incapacidade/deficiência
  • Linha gratuita
  • Contactos: 300 400 900 | 300 400 901 | 300 400 902

Felgueiras

Linha de apoio Covid-19 – 800 210 103

  • O município de Felgueiras disponibilizou uma linha gratuita para pessoas em isolamento profilático decretado pelas autoridades de saúde, ou maiores de 60 anos, ou em situação vulnerável.

Baião

Linha de apoio – 800 505 040

  • O município de Baião, em conjunto com o município do Marco de Canaveses, disponibilizou uma linha de apoio médico, psicológico e social.
  • O objetivo é ajudar neste surto Covid-19.
  • Linha funciona sete dias por semana (dias úteis funciona das 10 às 18 horas, aos fins de semana e feriados, das 9h30 às 13h30)

Linha Telefónica de Apoio para contacto direto com profissionais de saúde – 255 539 673

  • O município de Baião disponibilizou uma Linha Telefónica de Apoio para contacto direto dos utentes com profissionais de saúde para questões relacionadas com Covid-19.
  • Disponível todos os dias úteis, das 8 às 20 horas e, nos fins de semana e feriados, das 9 às 14 horas.

Linha de atendimento sobre o Covid-19

  • O município de Baião disponibilizou uma linha que esclarece dúvidas sobre: funcionamento de serviços públicos, quarentena de cidadãos regressados do estrangeiro, alterações no funcionamento da Câmara Municipal, informação sobre extensão de prazos de validade de documentos, documentos necessários para aceder a apoios públicos, mas não faz atendimento sobre sintomas do Covid-19.
  • Recolhe informação sobre cidadãos isolados e a precisar de apoio da parte das entidades públicas.
  • Disponível nos dias úteis, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas – 255 540 500
  • Disponível nos dias úteis, das 17 às 22 horas – 912031633 | 912032722
  • Disponível ao fim de semana, das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas – 912031633 | 912032722

Amarante

Rede de apoio à comunidade

  • Para quem precisa de medicação pode pedir a receita por e-mail
  • Contactos: ucsp.vilamea@arsnorte.min-saude.pt | ucsp.amarante@arsnorte.min-saude.pt | usf.sgoncaloamarante@arsnorte.min-saude.pt | usf.asouzacardoso@arsnorte.min-saude.pt | Elisabete Macedo – 917 838 196 – que articulará com cada uma das Juntas de Freguesia

Serviço de Apoio Empresarial Covid-19

  • A Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, a Associação Empresarial de Amarante e a Associação Empresarial de Vila Meã, lançaram o Serviço de Apoio Empresarial Covid-19.
  • Foi desenhado para articular, no plano concelhio, as medidas já disponibilizadas às empresas com vista à proteção da sua atividade e dos seus postos de trabalho.
  • Os empresários podem recorrer a este serviço para: conhecer as medidas de apoio ao financiamento e as medidas da proteção ao emprego, esclarecer dúvidas sobre como aceder aos apoios disponíveis e aceder a informação sobre a evolução do panorama económico local, nacional e internacional.
  • Contactos: Município de Amarante – InvestAmarante – investamarante@cm-amarante.pt | 914 342 672; Associação Empresarial de Vila Meã – geral@aevilamea.pt | 912 765 096; Associação Empresarial de Amarante – cristina.aea@gmail.com | 916 004 008; Apoio Jurídico – apoiojuridico@aeamarante.pt

Apoio medicação

  • Os utentes da área de influência da Unidade de Saúde Familiar de Amarante podem solicitar medicação através do telefone e e-mail.
  • É necessário identificar o médico de família, indicar o nome e número de utente e o número de telemóvel ou e-mail para envio da receita.
  • Contactos: 255446631 | 255424447 | 255424448 | 255432188 | usf.sgoncaloamarante@arsnorte.min-saude.pt | usf.asouzacardoso@arsnorte.min-saude.pt | ucsp.amarante@arsnorte.min-saude.pt

Serviço Municipal de Apoio ao Idoso

  • O Serviço Municipal de Apoio ao Idoso (SMAI) permite que o idoso/adulto dependente tenha supervisão 24h/dia através do serviço de teleassistência que garante: Voz Amiga, lembrete para toma de medicação, a qualquer momento podem acionar o “botão”, que automaticamente estará do outro lado alguém para ajudar e acompanhamento técnico da autarquia, que atualmente é feito via telefone, para que os idosos não se sintam isolados.
  • Contactos para poder beneficiar do serviço: ddcs@cm-amarante.pt | Carina Oliveira – 917 832 337 | Sandra Liliana Teixeira – 917833124

Contactos dos serviços da Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social (DDCS) do município

  • Chefe da DDCS: Rute Silva – 917 442 315
  • Subsídio ao Arrendamento: accao.social@cm-amarante.pt | Sandra Liliana Teixeira – 917 833 124 | Andreia Sampaio Neves – 917 831 084/255 420 265
  • Habitação Social: ddcs@cm-amarante.pt | Estrela Carvalho – 917 829 835/255 420 297 | Sandra Teixeira – 912 105 179
  • Fundo Municipal de Emergência Social: ddcs@cm-amarante.pt | Andreia Sampaio Neves – 917 831 084/255 420 265 | Sandra Teixeira – 912 105 179
  • Centro de Informação Autárquico ao Consumidor: ciac@cm-amarante.pt | Rosa Sampaio – 912 104 857
  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – CPCJ: cpcj.amarante@cnpdpcj.pt | Ana Carvalho – 917 573 834 | Sandra Teixeira – 912 105 179
  • Rede Social de Amarante: rede.social@cm-amarante.pt | Elisabete Macedo – 917 838 196
  • Intervenção em crise: ddcs@cm-amarante.pt | Ana Carvalho – 917 573 834 | Sónia Monteiro – 912 127 804
  • Gabinete de Apoio à Vítima – Bem-me-Quer: ddcs@cm-amarante.pt | Ana Carvalho – 917 573 834 | Sónia Monteiro – 912 127 804

Linha atendimento aos utentes – 255 446 632 

  • Em caso de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura igual ou superior a 38ºC), ou dificuldade em respirar, o número a contactar será o do SNS 24 (808 24 24 24) ou ainda o número criado pela Unidade de Saúde Familiar de Amarante
  • Está disponível todos os dias úteis, das 8 às 22 horas, e ao fim de semana e feriados, das 9 às 14 horas.
  • Através desta linha, profissionais de saúde vão ajudar na orientação da situação.

Gondomar

Linha de Apoio ao Munícipe – 220 188 200/220 188 210

  • Linha destinada a quem tem dúvidas sobre o que mudou após o aparecimento do Covid-19, ou está em situação de isolamento ou maior fragilidade social.
  • Tipo de apoios: levantamento/entrega de medicamentos urgentes, compras (bens de primeira necessidade), cabaz de géneros alimentares e refeições confecionadas.
  • Destina-se a todas as pessoas, sem suporte familiar, com mais de 60 anos, com doença crónica/de risco, em isolamento (Covid-19), em quarentena (obrigatória ou profilática) ou com incapacidade/deficiência.
  • Horário de atendimento: segunda-feira a sábado, das 9 às 21 horas.

Site sobre o Covid-19

Linhas utentes

ACeS Gondomar – 220419406; Todos os dias, das 8 às 20 horas.

Foto: Câmara Municipal de Gondomar

Maia

Linha de apoio para quem não tem retaguarda familiar – 229 408 642

  • Tipo de apoios: levantamento/entrega de medicamentos urgentes, compras (bens de primeira necessidade), passeio de animais de companhia e aconselhamento psicológico.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12h30 e das 14 às 16 horas.

Linha de apoio ao munícipe – 229 408 763

Linha Verde “Maia School4All” – 800 208 249

  • A Câmara Municipal da Maia criou uma linha verde de apoio em que disponibiliza aos alunos um serviço de apoio à utilização dos tablets emprestados pelo projeto “Maia School4All”.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas.
  • A chamada é gratuita.

Gabinete Virtual de apoio às empresas

  • A Câmara Municipal da Maia, em parceria com a AEMaia – Associação Empresarial da Maia, criou um Gabinete Virtual para esclarecimentos sobre as medidas de apoio às empresas no âmbito do Covid-19.
  • Contactos: empresas.covid19@cm-maia.pt | gabinete.associado@aem.pt

Linhas de apoio ao consumidor

  • A Câmara Municipal da Maia e a Deco disponibilizam atendimento por videochamada para questões relacionadas com a defesa do consumidor.
  • Atendimento telefónico por parte do município (Gabinete Municipal de Apoio e Informação ao Consumidor), todos os dias úteis: 229 408 633 | gmiac@cm-maia.pt
  • Atendimento através de videochamada (Skype) pelos técnicos da DECO, mediante agendamento prévio: 223 391 960 | deco.norte@deco.pt

Matosinhos

Linha de Apoio ao Isolamento – 800 210 095

  • Disponível para todos que precisam.
  • As pessoas surdas podem entrar em contacto através do Whatsapp – 910 780 942
  • Objetivo é apoiar as pessoas em isolamento, ansiosas, com dúvidas e sozinhas e prestas apoio a quem não consegue ter acesso a bens essenciais.
  • Horário de atendimento: segunda-feira a domingo, das 10 às 18 horas.

Linha de apoio à saúde mental – 910 749 340

  • O Núcleo de Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental da Unidade Local de Saúde de Matosinhos criou uma linha de apoio de Saúde Mental.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
  • Atendimento por um enfermeiro especialista em saúde mental.
  • A confidencialidade está assegurada.

Apoio às empresas de turismo

  • A Câmara Municipal de Matosinhos criou um serviço de apoio destinado às empresas de turismo no âmbito do Covid-19, disponibilizando o acesso à informação oficial e um atendimento não presencial especializado através de e-mail.
  • Contacto: dinamizacao.turistica@cm-matosinhos.pt

Póvoa de Varzim

Linha verde – 800 272 625

Apoio ao munícipe

  • apoioaomunicipe@cm-pvarzim.pt

Linha de apoio psicológico – 252 090 173

  • Horário de atendimento: das 9 às 17 horas

Valongo

Linha de apoio – 800 105 700

  • Linha telefónica gratuita
  • Apoio social disponível para grupos de risco, pessoas isoladas e sem retaguarda familiar, que precisam de apoio para compras de géneros alimentícios, medicamentos e outros bens indispensáveis; Apoio psicológico disponível para grupos de risco, pessoas isoladas que precisam de apoio psicológico; Apoio às empresas disponível para orientação sobre forma de aceder aos apoios disponibilizados pelo Governo e esclarecimento de dúvidas aos emigrantes.
  • Horário de atendimento: dias úteis, das 9h30 às 12 horas e das 14 horas às 16h30

Linhas para utentes

Foto: USF Valongo
Foto: Câmara Municipal de Valongo

Vila Nova de Gaia

Linha de apoio ao isolamento – 800 210 115

  • Apoio psicológico
  • Assegurada por técnicos especializados em intervenção em crise e psicologia da saúde, que irão garantir o anonimato e a confidencialidade.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas.

Linhas para utentes

  • ACeS Gaia, em caso de sintomas: 220 411 193
  • ACeS/Espinho-Gaia, em caso de sintomas:
  1. Horário de atendimento: dias úteis, das 8 às 20 horas.
  2. 969 411 897
  3. 969 411 856
  4. 966 430 223
  5. 966 430 213
  6. 966 430 271

Santo Tirso

Linha de apoio ao empresário

  • A Câmara de Santo Tirso, em articulação com a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), tem em funcionamento uma linha para ajudar a esclarecer as dúvidas dos empresários quanto às implicações da pandemia do Covid-19 nos seus negócios
  • Contactos:
  1. 252 808 280 (ACIST)
  2. 252 809 120 (INVEST)
  3. acist@acist.com.pt
  4. invest@cm-stirso.pt

Linha de apoio psicológico

  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17h30
  • Contactos: 911 091 454 | 252 830 400

Linha de apoio social

Foto: Câmara Municipal de Santo Tirso

Trofa

Linha de Conforto Psicológico – 252 403 690

  • A Câmara Municipal da Trofa criou uma Linha Telefónica de Conforto Psicológico direcionada a todos os munícipes.
  • O objetivo é combater a solidão, a ansiedade e as inquietações que possam surgir nesta fase e também para ajudar os pais que precisem de algum apoio para manterem os seus filhos ativos e ocupados.
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 16h30.

Rede de Apoio aos Trofenses – 968 815 144

  • Apoio na área da alimentação e medicamentos.
  • Contacto: accaosocial@mun-trofa.pt
  • Câmara Municipal da Trofa em articulação com as Comissões Sociais de Freguesia, com as Conferências Vicentinas do Concelho e com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Trofa.
  • Destina-se a pessoas em situação de isolamento, dependentes ou doentes que não têm retaguarda familiar, nem Serviço de Apoio Domiciliário.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta