Universidade do Minho lança plataforma para ensinar português

Foto: Universidade do Minho

A Universidade do Minho lançou esta quinta-feira uma plataforma digital para o ensino da leitura e escrita da Língua Portuguesa do primeiro ao quarto ano de escolaridade.

O novo projeto da equipa da UMinho é designado por “Ensinar e Aprender Português” e é apropriado quer para aulas presenciais, à distância e até mistas, proporcionado ainda diferentes ritmos de aprendizagem de cada aluno, assim como fornecendo uma apreciação do seu progresso.

Esta nova plataforma permite ao próprio professor definir a sua forma de ensino, apoiado sempre com atividades interativas, vídeos e documentos em .pdf. Com este recurso tecnológico, os alunos têm acesso imediato às respostas dos exercícios, assim como os resultados destes. Um outro aspeto importante desta inovação tem a ver com o facto de neste programa online existirem oito personagens animadas que acompanham os jovens estudantes e que são vistos como “tutores virtuais que explicam o que fazer, porque se erra, se é melhor repetir a tarefa ou se se pode prosseguir na matéria”, explica Fernanda Leopoldina Viana, uma das investigadoras coordenadoras, na nota da UMinho.

É importante salientar que a plataforma “Ensinar e Aprender Português” conta também com provas de rastreio anuais e provas de monitorização trimestrais que ajudam a identificar os alunos que desencadeiem uma preocupação pedagógica e, igualmente, aferir a eficácia das medidas de diferenciação pedagógica implementadas.

O evento do lançamento contou com as investigadoras coordenadoras Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro, com o diretor do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, José Verdasca e também com a comissária do Plano Nacional de Leitura, Teresa Calçada. É de salientar que, devido ao tempo de pandemia, a apresentação do projeto decorreu através do formato online.

O projeto em si nasceu no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), ambos na Universidade do Minho, em Braga. A iniciativa conta com a parceria do Plano Nacional de Leitura e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta