Porto: Idosos centenários europeus são tema de livro de investigadores do CINTESIS

Foto: Cristian Newman/Unsplash

“Centenarians – A European Overview” é o nome do livro lançado por um grupo de investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

O objetivo desta obra, de acordo com o CINTESIS, é dar uma visão global sobre as características dos centenários (pessoas com idade igual ou superior a 100 anos), em 28 países europeus, a partir de dados oficiais de várias fontes nacionais e internacionais e com o foco nas condições de vida, fatores sociodemográficos e saúde.

“Ao comparar a informação atualmente existente nos vários países, este livro preenche uma lacuna no conhecimento relativo à população de centenários na Europa”, refere o site oficial da editora Springer. Desta forma, o esperado pelos autores é que a obra se constitua “como um importante recurso para estudantes e académicos” e que “possa fornecer informação relevante aos ‘stakeholders’ e aos decisores políticos, no sentido de melhorar a previsão, planeamento e resposta aos desafios colocados pela longevidade avançada”.

A obra tem a assinatura de Laetitia Teixeira, Lia Araújo e Constança Paúl, investigadoras do CINTESIS-ICBAS (Porto), e de Oscar Ribeiro, investigador do CINTESIS-Universidade de Aveiro (UA), tendo sido desenvolvida no âmbito do projeto PT100 – Estudo dos Centenários do Porto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta