EM TELA: “The Trials of Gabriel Fernandez” – Falhas que custam vidas

Imagem: Joana Aleixo

Traduzido para português, os “julgamentos de Gabriel Fernandez” estreou este ano na Netflix, toda a história documental retratada é verídica e está muito longe de ser um conteúdo que se assista de ânimo leve. Esta minissérie de seis episódios retrata o homicídio de um menino de oito anos que faleceu após ter sido abusado, maltratado e torturado em Palmdale, a norte de Los Angeles, EUA.

Todo o caso é retratado de uma forma isenta e bastante objetiva, sendo que todos os

julgamentos (a não ser os de menores) são explícitos, incluindo os julgamentos da sua mãe e padrasto, que foram condenados a homicídio qualificado em primeiro grau. No entanto, este caso vai mais além e implica todas as pessoas que estiveram presentes na vida de Gabriel Fernandez (desde professores a assistentes sociais) que, de algum modo, foram também culpados por este trágico desfecho.

É importante percebermos o papel de responsabilidade que tem o sistema no que diz respeito ao abuso de menores e maus tratos, porque falhas podem custar vidas de crianças, que não têm autonomia para tomar uma decisão que mude a sua vida. Esta minissérie retrata o abuso infantil e as falhas de um sistema que deve sofrer consequências por falta de profissionalismo e responsabilidade.

“Ninguém ouviu Gabriel enquanto ele estava vivo”.

Se gostas de séries de crime e que retratam histórias verídicas, esta minissérie é pa

Foto: Netflix

ra ti!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta