14.ª Jornada da I Liga: Clássico termina empatado

Foto: Ana Regina Ramos/Canva

A 14.ª jornada da I Liga do campeonato português ficou marcada por dois empates importantes para a classificação. O primeiro foi logo na abertura da jornada em que o Sporting CP empata em Alvalade com o Rio Ave FC a uma bola. Quanto ao segundo empate, diz respeito ao clássico entre o FC Porto e o SL Benfica, também a uma bola, em que continuam com os mesmos pontos.

É de realçar que o encontro entre o Vitória SC e o SC Farense foi por duas vezes adiado devido ao gelo que se encontrava no relvado.

Sexta-feira, 15 de janeiro: Sporting CP 1 – 1 Rio Ave FC

No estádio José Alvalade, o Sporting CP adiantou-se no marcador aos 42 minutos, com um golo de Pedro Gonçalves. O Rio Ave FC chegou ao empate aos 61′, através de Gelson Dala, antigo jogador dos ‘leões’.

Com este empate, o Sporting CP lidera o campeonato com 36 pontos, enquanto o Rio Ave FC está em décimo, com 15 pontos.

FC Porto 1 – 1 SL Benfica

O clássico no Dragão foi intenso. Foi pela esquerda que surgiu o golo dos ‘encarnados’, aos 17 minutos: Nuno Tavares cruzou para Seferović, o suíço deu um toque subtil para Grimaldo, que à saída de Marchesín picou a bola por cima do guardião argentino.

O FC Porto, que até entrou melhor, viria a aproveitar uma atrapalhação da defesa adversária para fazer o empate, oito minutos depois. Corona puxou para dentro e entregou a Taremi, que rematou cruzado em direção à baliza de Vlachodimos. A bola ainda desviou em Marega antes de entrar.

Os ‘encarnados’ continuaram por cima, com Darwin a atirar ao ferro após cruzamento rasteiro de Pizzi, e já perto do intervalo a rematar cruzado ao lado da baliza de Marchesín. Aos 73′, Taremi atingiu Otamendi com os pitons e, depois de revisão no VAR, acabou expulso.

Desta feita, ambas as equipas continuam com os mesmos pontos, 32, mantendo-se o FC Porto em segundo lugar e o Benfica em terceiro.

 

Sábado, 16 de janeiro: FC Paços de Ferreira 2 – 0 SC Braga

Após o ‘nulo’ verificado ao intervalo, entraram melhor os pacenses na segunda metade, adiantando-se aos 57 minutos, com um golo de Bruno Costa, e ampliando aos 76′, através de Hélder Ferreira.

Com esta vitória, o FC Paços de Ferreira reforça a sua quinta posição, agora com 25 pontos, apenas menos dois do que o quarto classificado, precisamente o SC Braga

Vitória SC – SC Farense

O jogo Vitória SC – SC Farense foi adiado duas vezes, devido ao gelo no relvado do Estádio D. Afonso Henriques. O jogo foi reagendado para as 18 horas de domingo, depois de não se ter realizado no horário inicialmente previsto, às 18 horas de sábado, também devido ao gelo existente na zona sul do relvado, onde a exposição solar é menor.

CD Tondela 3 – 1 Boavista FC

A equipa do Boavista FC ficou com menos um elemento logo aos 11 minutos, com a expulsão de Devenish. Aos 30′, Chidozie também foi expulso pelo mesmo motivo, mas, desta feita, cometendo uma grande penalidade, que Enzo Martinez desperdiçou.

Em clara vantagem numérica, o CD Tondela chegou aos 2-0, com golos de Mario González, aos 40 minutos, e de Salvador Agra, aos 56′, o Boavista FC ainda esboçou uma reação e reduziu três minutos depois, com um golo de Ricardo Mangas, mas Salvador Agra, aos 85′, ‘bisou’ na partida e desfez as dúvidas quanto ao vencedor.

Com esta vitória, o CD Tondela sobe ao nono lugar, agora com 15 pontos, enquanto o Boavista FC permanece na última posição, com 11 pontos.

 

Domingo, 17 de janeiro: CD Nacional 0 – 1 Moreirense FC

Steven Vitória marcou, aos 78 minutos, o golo da primeira vitória como visitante do Moreirense FC.

O CD Nacional, que tem menos um jogo, é 14.º classificado, com 13 pontos, dois acima da zona de despromoção, e o Moreirense FC encontra-se em sétimo, com 17 pontos.

 

CD Santa Clara 1 – 2 FC Famalicão

Os famalicenses, que se encontravam num dos lugares de descida no arranque da jornada e que não venciam há seis jogos para a Liga, adiantaram-se, por intermédio de Jhonata Robert, aos 52 minutos, na conversão de uma grande penalidade.

Os açorianos responderam e igualaram através de um autogolo de Diogo Queirós, aos 70′, mas os visitantes voltaram à vantagem aos 83′, por intermédio de Luković.

Com este triunfo, o FC Famalicão saiu da zona de despromoção e saltou para o 13.º lugar, com 14 pontos, enquanto o CD Santa Clara ocupa o 11.º, com 15.

Gil Vicente FC 0 – 1 CS Marítimo

Um golo de Lucas Áfrico nos instantes finais da partida permitiu ao CS Marítimo vencer em casa do Gil Vicente FC. Numa altura em que o encontro parecia caminhar para o ‘nulo’, o defesa-central brasileiro dos insulares surgiu entre a defesa contrária e marcou de cabeça o único golo do encontro, aos 87 minutos.

Com esta vitória, o CS Marítimo sobe ao oitavo lugar da prova, com 17 pontos, enquanto os gilistas estão no 15.º posto, com 13.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta