Até 26 de março, em Penafiel, há Festival da Lampreia e foi no arranque desse mesmo evento que o presidente da câmara, Antonino de Sousa, anunciou a criação de uma confraria, claro está, da lampreia.
Ora, defender o património gastronómico, potenciar a iguaria e preservar a forma tradicional de como a lampreia é confecionada (à bordalesa ou com arroz) são objetivos entrelaçados à criação da confraria, no passado dia 16 de fevereiro.
À comissão instaladora cabe a missão de unir esforços a fim de potenciar a iniciativa. Este ano, o festival conta também com o apoio da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
Nesta altura, decorre o Festival da Lampreia, evento que atrai muitos visitantes a Entre-os-Rios, mas também ao restante concelho. Saibam que se o número de apreciadores aumenta, também o número de restaurantes participantes atinge recorde: são 12, espalhados por Penafiel.
Dez euros para a degustação da rainha do festival – a lampreia -, onde não faltará animação, a cargo de vários grupos etnográficos e ainda aproveita para “conhecer o património natural e edificado que o concelho possui”, palavras do presidente da câmara.
Ao que parece, a rota da Lampreia vai integrar o plano de atividades do INATEL (Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres) e, assim, atingir um universo de 180 mil pessoas.
Foto: Câmara Municipal de Penafiel