Palácio, Miragaia, Virtudes e Rua da Madeira com novos meios de locomoção

A mobilidade entre o Palácio de Cristal, Miragaia, as Virtudes e a Rua da Madeira vai ser melhorada com ligações mecanizadas. O caminho entre a estação de São Bento e a Batalha também está incluído no projeto, com a construção de escadas rolantes. O concurso da Câmara Municipal do Porto vai ser lançado este mês.

A baixa do Porto vai dispor de novos meios de locomoção. A proposta, apresentada pela autarquia esta terça-feira, dia 14 de março, visa facilitar os percursos através de ligações mecanizadas, desde o Palácio de Cristal, passando pelas Virtudes, e até Miragaia.

As ligações mecanizadas nas três zonas, acompanhadas de novos caminhos pedonais, juntam-se ao projeto de locomoção do Funicular dos Guindais e dos elevadores da Ponte da Arrábida, que poderão vir a ser reativados.

A Rua da Madeira também será dotada dessas ligações. O processo, colocado em prática pela Câmara Municipal do Porto, já está em andamento, mas decorrerá de forma independente.

O projeto surge depois de, em 2015, o município ter pedido a realização de um estudo que identificou os três pontos mais interessantes para ligação de cotas: Miragaia, Palácio de Cristal e Virtudes. Os meios mecânicos vêm, assim, solucionar problemas de acesso em cada uma das zonas escolhidas para beneficiarem destas ligações.

No caso de Miragaia, a mobilidade terá de ser melhorada devido à população envelhecida e à existência de um centro social com cerca de 80 utentes que poderão ter a necessidade de utilizar os equipamentos.

Os problemas de segurança e a inexistência de ligação entre a Marginal e Galiza constituem o motivo para a obra abranger a zona do Palácio de Cristal.

As Virtudes, por seu turno, passarão a ter ligação entre Miragaia e a Cordoaria, que até então não existia. A mobilidade da população será ainda facilitada no acesso ao hospital de Santo António, bem como a outros serviços existentes nessa zona.

As ligações mecanizadas no Centro Histórico da cidade terão também interesse turístico.

Além deste projeto, a autarquia anunciou que o caminho desde a estação de São Bento até à Batalha será dotado de escadas rolantes até ao final do ano.

O concurso será lançado este mês, mas a autarquia já avançou com obras nos arredores do Palácio de Cristal, de modo a refazer os velhos percursos e a recuperar as construções já existentes naquela zona.

Mónica Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!