A primeira Liga tem encanto por ter nas equipas grandes estrelas, mas não há dúvida que é na segunda Liga que os jogos são mais imprevisíveis e as emoções arrebatam corações.
Numa altura de decisões, cada ponto é importante e falhar pode deitar tudo a perder, mas vamos à análise dos jogos.
Domingo, 19 de Março de 2017: FC Porto B 0 – 0 Vizela
O jogo entre o FC Porto B e o Vizela terminou empatado sem golos. Nenhuma das equipas conseguiu ser eficaz para vencer a partida. Prova de ineficácia foi a grande penalidade falhada pela equipa visitante aos 23 minutos.
A equipa da casa entrou melhor, numa primeira parte que esteve sempre por cima, com mais posse de bola, remates e ataques, mas não conseguiu marcar. A segunda parte foi mais repartida, com os vizelenses a subir o bloco e a adotar uma postura mais ofensiva. Mas até ao final do jogo a bola não entrou.
Com este resultado, os portistas desceram ao 14º lugar, enquanto que o Vizela continua sem conseguir vencer, ocupando a 18ª posição.
FC Penafiel 2 – 1 SL Benfica B
O estádio municipal 25 de Abril foi o palco do jogo entre o Penafiel e o Benfica B que terminou com a vitória da equipa da casa por 2-1, depois de ter estado a perder.
Os encarnados entraram melhor no jogo, tiveram mais bola e conseguiram, inclusive, chegar ao golo através de Francisco Ferreira, aos 21 minutos.
Na segunda parte, a equipa da casa reagiu com uma atitude ativa a atacar e a recuperar a posse do esférico. E foi aos 49 minutos que João Paulo restabeleceu a igualdade, após várias ameaças.
Um jogo fervoroso com ambas as equipas à procura do golo, que chegou aos 87 minutos para completar a remontada do Penafiel, através de Fernando.
Com esta vitória, os durienses mantém o décimo lugar, já os encarnados descem para o quinto.
Santa Clara 2 – 0 SC Braga B
O Santa Clara recebeu e venceu, este domingo, o Braga B por 2-0. Os açorianos adiantaram-se no marcador aos 9 minutos por intermédio de Saldanha, numa primeira parte sem grandes lances de perigo, mas com a equipa da casa a ser mais ofensiva.
Na segunda parte, a equipa forasteira começou melhor, mas aos 67 minutos o Santa Clara ampliou a vantagem através de Hugo Santos. Os bracarenses reagiram bem ao segundo golo, mas não conseguiram reduzir a desvantagem.
Com este resultado, o Santa Clara sobe ao quarto lugar, com menos um jogo, enquanto que o Braga B desce para o nono lugar.
Leixões 1 – 2 Sporting B
O Sporting B deslocou-se ao terreno do Leixões para arrecadar a quinta vitória consecutiva, desta vez, por 2-1. Com André Geraldes, Ryan Gauld e Ricardo Esgaio no onze, a equipa de Luís Martins adiantou-se no marcador à passagem da hora de jogo, através de Rafael Barbosa.
A equipa da casa reagiu e repôs a igualdade aos 81 minutos por intermédio de Bruno Lamas.
O empate durou apenas três minutos, isto porque Jovane Borges, que tinha entrado aos 79 minutos, marcou o golo que deu a vitória aos leões.
Com este resultado, o Sporting B subiu ao 13º lugar, já o Leixões desceu ao 21º e penúltimo lugar.
Covilhã 1 – 1 Fafe
O Covilhã e o Fafe empataram a um bola este domingo, num jogo em que os visitantes podiam e deviam ter feito mais para fugir da zona de despromoção.
A equipa forasteira está há oito jogos sem vencer e, apesar de ter entrado no jogo a pressionar mais, não conseguiu segurar a vantagem que conquistou aos 45 minutos, depois de Alan Júnior marcar na conversão de uma grande penalidade. Isto porque na segunda parte, a equipa da casa repôs a igualdade através de Harramiz, depois de responder a um canto apontado por Ponde.
No entanto, o Fafe esteve sempre mais perto do golo, mas faltou-lhe objetividade.
Com este resultado, o Covilhã desceu para o 12º lugar, enquanto que o Fafe subiu à 20ª posição.
Portimonense 0 – 1 Varzim
O jogo entre o Portimonense e o Varzim foi uma das surpresas da jornada, isto porque a equipa da casa perdeu pela primeira vez no campeonato no seu terreno.
Foi aos 49 minutos que o Varzim marcou o único golo do jogo, por intermédio de Diego Barcelos.
Com este resultado, o Varzim somou o oitavo triunfo consecutivo a jogar como visitante e mantém-se a sete pontos do segundo classificado, o Desportivo das Aves. Já o Portimonense continua em primeiro lugar com mais seis pontos.
Olhanense 1 – 3 Gil Vicente
O jogo entre o Olhanense e o Gil Vicente veio confirmar, mais ainda, o mau momento que a equipa de Olhão atravessa. Isto porque em 33 jogos, o Olhanense apenas pontuou em onze e só conseguiu vencer em cinco e, posto isto, a esperança da permanência na segunda liga começa a esmorecer.
Basicamente, os momentos-chave do jogo aconteceram na primeira parte… Aos 17 minutos, Paulinho inaugurou o marcador. Oito minutos depois foi a vez de Arthur fazer o gosto ao pé ao ampliar a vantagem dos forasteiros na marcação de uma grande penalidade.
O Olhanense não tinha argumentos para parar esta equipa e prova disso foi a forma fácil que o Gil Vicente chegou ao terceiro golo, aos 32 minutos, quando Paulinho voltou a marcar.
No entanto, a equipa da casa ainda reduziu aos 39 minutos por Jorman Aguilar.
Na segunda parte, o Olhanense pouco ou nada fez, enquanto que o Gil Vicente apenas geriu o resultado.
Com este desfecho, o Olhanense reforça o último lugar da liga, já o Gil Vicente subiu à 11ª posição.
Freamunde 0 – 1 Desportivo das Aves
O Desportivo das Aves continua a marcar território quanto à subida de divisão. Este fim-de-semana deslocou-se a Freamunde para vencer por 1-0. Num dia em que a equipa da casa celebrava o seu 84.º aniversário, Tiago Valente estragou a festa ao apontar o golo da vitória já nos minutos finais.
Foi um jogo equilibrado com ambas as equipas a criar lances de perigo, mas com a equipa forasteira a ser mais feliz.
O Aves consolidou, assim, o segundo lugar, enquanto que o Freamunde sofreu a terceira derrota consecutiva, descendo para o 19º lugar.
União da Madeira 2 – 1 Famalicão
O União da Madeira vingou da melhor forma possível a derrota sofrida na primeira volta, ao conseguir, desta vez, vencer o Famalicão.
Uma primeira parte de fraca qualidade, com o jogo repartido, mas, na segunda parte, a história foi outra e os minutos finais foram carregados de emoção imprópria para cardíacos.
Em apenas três minutos a equipa da casa marcou dois golos, primeiro por Kusunga (76’) depois por Kwame (79’), na conversão de uma grande penalidade. De repente, o jogo ficou resolvido, Kisley ainda reduziu aos 84 minutos, mas de nada valeu.
Com este resultado, o União da Madeira subiu ao sexto lugar, já o Famalicão, que fez uma grande época no ano passado, manteve a 15ª posição.
Académica 1 – 2 Académico Viseu
O Académico de Viseu foi ao reduto da Académica vencer por 2-1, depois de ter estado a perder. Os estudantes marcaram cedo, aos oito minutos de jogo, por Traquina, mas um bis de Zé Paulo, já na segunda parte (49’ e 56’), deu a vitória à equipa forasteira, que jogou os últimos minutos com menos um devido à expulsão do guarda-redes.
Apesar da equipa da casa ter começado bem e ter criado boas oportunidades, a reação do Académico de Viseu na segunda parte foi determinante para levar os três pontos para casa.
Com este resultado, a Académica desceu para a sétima posição, já o Académico de Viseu subiu ao 17º lugar.
Segunda-feira, 20 de Março de 2017: Vitória de Guimarães B 1 – 0 Cova da Piedade
O vitória de Guimarães B recebeu e venceu o Cova da Piedade por um golo sem resposta.
A equipa da casa dominou o jogou todo e o resultado podia até ser mais dilatado, sem que o Cova da Piedade fosse capaz de responder. O único golo do jogo aconteceu na segunda parte, aos 49 minutos, através de Kiko.
Com este resultado, os vimaranenses subiram ao oitavo lugar, enquanto que a equipa de Almada, que nos minutos finais esteve perto de empatar, somou a terceira derrota consecutiva e manteve o 16º lugar.
Filipa Mesquita