A Infraestruturas de Portugal afirmou hoje, em comunicado, que a circulação na linha ferroviária do norte, no troço Pampilhosa – Coimbra B foi esta manhã restabelecida. A linha esteve cortada desde por volta das 18h de sábado na sequência do descarrilamento de um comboio de mercadorias junto a Adémia (Coimbra).
“Nesta fase, a circulação processa-se em ambos os sentidos através de uma das vias, de forma alternada e com limitação de velocidade de 30km/h à passagem pelo local”, pode ler-se no comunicado.
Durante três dias, todos os passageiros que utilizaram a linha ferroviária do Norte tiveram de recorrer a um autocarro, assegurado pela Comboios de Portugal (CP), que fez o trajeto entre Coimbra e Pampilhosa. No entanto, alguns passageiros apontaram falhas à solução encontrada pela CP.
“As filas para as camionetas tinham cerca de 300 pessoas às 23h e os autocarros que haviam não supriam as necessidades”, conta Gisela Carvalho, uma das passageiras que pretendia seguir no sentido Lisboa – Porto. “Fiquei cerca de 45 minutos ao frio, numa fila, para, finalmente, apanhar o autocarro e seguir para Pampilhosa”, explica.
Os trabalhos de reparação da via vão prosseguir de forma a que, “com a maior brevidade possível”, sejam repostas as normais condições de circulação neste troço da Linha do Norte.