28ª Jornada da I Liga: A luta pelo título faz-se a três

A 28ª jornada foi a prova de que o primeiro lugar do campeonato ainda merece muita luta por parte dos três grandes. O Sporting, o terceiro classificado, voltou a golear e as contas continuam a possibilitar a ascensão à primeira posição. O FC Porto não vacilou frente ao Belenenses e conquistou mais três pontos. O Benfica não arreda pé do topo da tabela e segue à distância de um ponto do segundo classificado. Nas equipas mais pequenas, são cada vez mais evidentes as descidas e permanências.

Sexta-feira, 7 de abril: Feirense 0 – 1 S.C. Braga

A 28ª jornada no campeonato arrancou no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, com o Sporting de Braga a derrotar o Feirense, por 1-0.

O jogo previa-se tranquilo para o Braga, já que a equipa não perdia há cinco jogos consecutivos e tinha nas mãos a vontade de defender o quarto lugar da tabela classificativa.

Aos 41 minutos, Battaglia tentou inaugurar o marcador, com o primeiro remate à baliza do Feirense, mas Vaná defendeu. Fede Cartabia faz a segunda tentativa e, apesar da tentativa de defesa do guarda-redes brasileiro, o golo acabou mesmo por acontecer.

Na segunda parte da partida, a equipa da casa teve a oportunidade de igualar o marcador, com uma grande penalidade, marcada por Etebo, jogador que havia sofrido a falta. Os adeptos minhotos ainda tremeram, mas Marafona conseguiu segurar a vitória da equipa bracarense.

O Sporting de Braga arrecadou, assim, os três pontos necessários para seguir na quarta posição.

Sábado, 8 de abril: Paços de Ferreira 1 – 1 Arouca

O Paços de Ferreira e o Arouca enfrentam dias cinzentos, depois de mais um empate, na Mata Real.

O jogo começou bem para o clube pacense, com um golo de Ricardo Valente, aos seis minutos da partida.

A equipa da casa segurou a vantagem até ao intervalo. Depois do descanso, pouco tardou até que o Arouca fizesse o empate, por intermédio de André Santos.

O resultado não foi favorável a nenhuma das equipas, uma vez que as mantém com 28 pontos e com a incerteza nas contas para a permanência na I Liga.

Sporting 4 – 0 Boavista

Os mais de 40 mil adeptos sportinguistas que marcaram presença no Sporting x Boavista, este sábado, saíram de Alvalade de “barriga cheia”, depois de uma vitória por 4-0.

A vitória começou a fazer-se cedo pela equipa leonina. Alan Ruiz inaugurou o marcador e, aos 29 minutos, já estava feito o 2-0, por Bas Dost.

No início da segunda parte, o jogador holandês bisou e, ao minuto 63 da partida, estava feito o hat-trick.

A equipa leonina conquistou a quarta vitória consecutiva para o campeonato.

Porto 3 – 0 Belenenses

O Futebol Clube do Porto demonstrou continuar na luta pelo primeiro lugar do campeonato, com uma vitória por 3-0, frente ao Belenenses.

Já se contavam os últimos minutos da primeira parte, quando Danilo inaugurou o marcador. A vitória por 1-0 manteve-se até aos 70 minutos e alterou-se para 2-0, com um golo de Brahimi. O terceiro golo surgiu de uma grande penalidade, marcada por Soares.

Os dragões mantêm o segundo lugar na Liga, à distância de um ponto do Benfica, o primeiro classificado.

Estoril 0 – 1 Nacional

O Nacional precisou de viajar até ao Estoril para regressar às vitórias. A equipa da Madeira conquistou três pontos com uma vitória pela margem mínima.

Já o marcador marcava o minuto 77, quando Zizo fez o golo da vitória e colocou a equipa com 20 pontos na classificação.

Apesar da vitória em frente ao Estoril, as contas não estão famosas para a equipa do Nacional, que se arrisca mesmo a descer à segunda divisão.

Vitória de Guimarães 2 – 1 Tondela

O Estádio D. Afonso Henriques vestiu-se a rigor para assistir ao jogo entre o Vitória de Guimarães e o Tondela. A equipa da casa acabou por vencer, por 2-1.

Aos 14 minutos da partida, Teixeira inaugurou o marcador, com um golo a favorecer a equipa da casa. Antes do final da primeira parte, Hurtado fez o 2-0 e levou os vimaranenses a vencer para o intervalo.

Os visitantes só conseguiram responder aos 84 minutos, com um golo de grande penalidade, convertido por Jailson.

O Vitória de Guimarães conquistou o quinto lugar e está agora mais próximo do Sporting de Braga. O Tondela continua no último lugar da tabela classificativa.

Benfica 1 – 0 Moreirense

O Benfica venceu o Marítimo, em casa, pela margem mínima, num jogo que deixou os adeptos vermelhos e brancos a tremer.

O único golo da partida veio da cabeça de Mitroglou, aos 42 minutos da partida, depois de um livre marcado por Pizzi.

O Moreirense ainda pressionou as águias, mas o marcador manteve-se no 1-0 até ao final do encontro.

Os últimos minutos do jogo ficaram marcados por desacatos entre os jogadores de ambas as equipas e o FC Porto e o Sporting ficaram mesmo a reclamar uma agressão de Samaris a um dos homens do Moreirense.

O Benfica continua no topo da tabela classificativa, a uma distância de um ponto do segundo classificado.

 

Domingo: Rio Ave 0 – 0 Vitória de Setúbal

Em Vila do Conde, o Rio Ave recebeu o Vitória de Setúbal, num jogo que terminou empatado sem golos.

Uma primeira parte sem grandes brilhantismos e sem grandes oportunidades de golo. No entanto, o jogo viria a mudar na segunda parte, com as equipas a regressarem dos balneários com outra ambição.

A equipa da casa teve mais posse de bola, conseguiu criar mais lances de perigo, mas o resultado não se alterou e terminou sem a bola entrar na baliza.

Com este empate, o Rio Ave mantém o sétimo lugar, já o Vitória de Setúbal subiu à nona posição.

Vitória de Guimarães 2 – 1 Tondela

O Vitória de Guimarães recebeu e venceu o Tondela por 2-1, num jogo que apôs duas equipas com objetivos bem distintos, se de um lado os vimaranenses lutam pelos lugares europeus, o Tondela luta pela permanência.

Uma primeira parte dominada pela equipa da casa que, à passagem do quarto de hora, inaugurou o marcador por intermédio de Teixeira e, ainda na primeira parte, ampliou a vantagem através de Hurtado.

A segunda parte passou praticamente pela gestão do resultado por parte dos vimaranenses que apenas numa desatenção sofreram um golo, apontado por Jailson que reduziu para a equipa forasteira na conversão de uma grande penalidade aos 84 minutos.

Com este resultado, o Vitória de Guimarães colou-se novamente ao Braga no quarto lugar, já o Tondela é cada vez mais último, com apenas 17 pontos e com poucas hipóteses de garantir a permanência.

Segunda-feira: Marítimo 2 – 1 Chaves

O estádio dos Barreiros foi o palco do jogo entre o Marítimo e o Chaves que terminou com a vitória da equipa madeirense por 2-1. A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 37 minutos por intermédio de Keita.

Se a primeira parte sorriu à equipa insular, a segunda parecia estar a correr de feição à equipa forasteira, que, aos 56 minutos, empatou por Perdigão.

Com o jogo a um ritmo elevado, a sorte podia cair para qualquer lado, mas os madeirenses foram mais concretizadores e aos 83 minutos estabeleceram o resultado final por Xavier, que tinha entrado segundos antes.

Um jogo muito bem disputado, que mostrou que o Chaves é uma equipa que subiu para a I Liga para ficar. Já o Marítimo mostrou o porquê de estar cada vez mais perto de atingir os lugares europeus.

Com este resultado, o Marítimo mantém o sexto lugar, já o Chaves, que está a fazer um campeonato surpreendente, ocupa a oitava posição.

Mónica Moreira e Filipa Mesquita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!