O campeonato aproxima-se do fim, os nervos são muitos, as decisões ainda não estão tomadas. Matematicamente sabe-se que o Olhanense já desceu e que o Portimonense garantiu a subida, não se sabe é ainda quem os acompanha!
Domingo, 23 de abril de 2017: Académico de Viseu 1 – 0 Portimonense
O estádio do Fontelo foi o palco do jogo entre o Académico de Viseu e o Portimonense que terminou com a vitória da equipa da casa por 1-0.
As duas equipas, apesar de objetivos distintos, começaram o jogo com investidas repartidas, embora com algum domínio dos algarvios. No entanto, oportunidades claras de golo, só perto da meia hora de jogo. O golo só acabaria por surgir aos 71 minutos, por intermédio de Tiago Borges, numa rápida jogada de contra-ataque, conduzida por Bruno Loureiro.
Até ao final do jogo, assistiu-se a um Portimonense a tentar correr atrás do prejuízo, mas sem sucesso, a equipa de Vítor Oliveira não conseguiu ultrapassar a defesa viseense, que estava muito organizada. O jogo acabou polémico, isto porque a bola ainda entrou na baliza do Académico, mas o árbitro já tinha apitado para o final da partida.
Com este resultado, o Académico de Viseu conseguiu respirar melhor na classificação, agora com 48 pontos, já o Portimonense, face ao resultado de terceiros, conseguiu garantir a subida à I Liga.
Gil Vicente 2 – 2 Cova da Piedade
O estádio Cidade de Barcelos foi o palco do jogo entre o Gil Vicente e o Cova da Piedade que terminou empatado a dois golos. Um jogo muito bem disputado que justificou o resultado final.
A equipa da casa entrou melhor na partida ao assumir o controlo do jogo e foi precisamente aos 23 minutos que transformou o domínio em vantagem, ao inaugurar o marcador por intermédio de Paulinho, que aproveitou uma excelente jogada de Hugo Firmino para entrar na área isolado e fuzilar a baliza. Pouco minutos depois, num lance muito idêntico, Paulinho voltou a marcar e ampliou a vantagem para dois golos.
Mas ainda na primeira parte, já em cima do intervalo, os visitantes reduziram a diferença por intermédio de Evaldo, que aproveitou uma confusão na área para empurrar a bola para o fundo da baliza.
Já a segunda parte, bem distinta da primeira, a equipa forasteira conseguiu marcar o golo da igualdade através de Evaldo, mais uma vez, que quase sobre a linha de golo cabeceou com êxito para o fundo da baliza.
Com este resultado, o Cova da Piedade mantém-se nos lugares de acesso ao Play Off de manutenção da II Liga, já o Gil Vicente, subiu ao sétimo lugar, com 56 pontos.
Freamunde 1 – 2 Penafiel
O estádio do Freamunde foi o palco do jogo entre o Freamunde e o Penafiel que terminou com a vitória da equipa forasteira por 2-1, relançando, assim, a subida à I Liga. Os durienses apresentaram-se mais organizados, a conseguir controlar a partida, frente a uma equipa bastante nervosa e com dificuldade em organizar o seu jogo.
A primeira parte, apesar de bem disputada, não teve grandes lances de perigo, o primeiro só aconteceu aos 42 minutos, mas sem grandes sobressaltos. Mas, já perto do intervalo, os durienses colocaram-se em vantagem através de Danilo, depois de ser assistido por Romeu Ribeiro.
A segunda parte foi mais do mesmo, com a equipa forasteira a superiorizar-se e com o golo a ampliar a vantagem a não tardar, por intermédio de Fernando, depois de uma assistência de Danilo. Apesar da desvantagem de dois golos, a equipa da casa foi crescendo e conseguiu reduzir a desvantagem aos 78 minutos por Yero.
Com este resultado, o Penafiel subiu ao terceiro lugar, com 59 pontos, os mesmos que o SL Benfica B, mantendo a possibilidade matemática de chegar à I Liga. Já o Freamunde permanece na zona de despromoção, no antepenúltimo lugar.
SL Benfica B 2 – 1 FC Porto B
O SL Benfica B recebeu e venceu o FC Porto B por 2-1. A equipa orientada por Hélder Cristovão apresentou-se sem muitos dos seus titulares, devido à participação na final da UEFA Youth League, disputada ontem.
Os Dragões entraram melhor na partida, beneficiando também, em certo ponto, do desfalque encarnado e, aos sete minutos, Galeno inaugurou a partida, depois de uma jogada simples e bem trabalhada de Kayembe. Face às desvantagens e às dificuldades que a equipa azul e branca ia causando, os encarnados iam recorrendo às faltas e só por uma ou outra vez é que conseguiram chegar perto da baliza dos portistas.
Aos poucos, as águias iam ganhando terreno e, na segunda parte, conseguiram a remontada, através de Heriberto, primeiro aos 55 minutos num livre batido de forma irrepreensível e depois, aos 83 minutos, marcou o golo da vitória.
Com este resultado, o SL Benfica B subiu ao quarto lugar da classificação com 59 pontos, enquanto que o FC Porto B desceu à 14ª posição, com 51 pontos.
Desportivo das Aves 2 – 0 Famalicão
O Desportivo das Aves recebeu e venceu o Famalicão por 2-0, num jogo em que o estádio quase encheu e onde o clima de otimismo reinava, tendo em conta que, neste momento, falta apenas um ponto para o Aves subir à I Liga.
Apesar de estar a jogar fora de casa, o Famalicão entrou melhor na partida, com o objetivo de garantir a permanência. Do lado do Aves notou-se nervosismo e ansiedade, o que afetou a entrada na partida. Antes do intervalo, ambas as equipas tiveram oportunidade de inaugurar o marcador, mas falharam o alvo.
Na segunda parte o Famalicão voltou a entrar melhor no jogo, mas o Aves conseguiu reagir e inaugurou o marcador através de Guedes, que deu o melhor seguimento a um grande cruzamento de Balogun. Aos 76 minutos, Tarcísio confirmou o triunfo na sequência de um lance bem trabalhado por Caetano.
Com este resultado, o Aves soma agora 71 pontos e está a apenas um ponto da subida de divisão, tendo em conta que tem mais 13 pontos que o terceiro classificado, o Penafiel, e menos dois que o líder Portimonense.
Leixões 3 – 0 Olhanense
O Leixões recebeu e venceu o Olhanense por 3-0. A equipa orientada por Daniel Kenedy começou da melhor maneira a partida ao inaugurar o marcador aos três minutos de jogo, na primeira jogada ofensiva, através de Porcelis, que desviou de cabeça para o fundo da baliza.
Eram notórias as dificuldades do Olhanense em reagir, equipa já despromovida. Aos 12 minutos, Tino ampliou a vantagem e, dois minutos depois, Porcelis bisou na partida e fixou o resultado final em três golos sem resposta.
A equipa da casa manteve a pressão alta na segunda parte, mas com a pontaria desafinada.
Com este resultado, o Leixões somou a terceira vitória consecutiva em quatro jogos, deixando a zona de despromoção. Já o Olhanense somou mais uma derrota, que confirmou ainda mais a despromoção.
Sporting B 3 – 0 Vitória de Guimarães B
O Estádio Aurélio Pereira foi o palco do jogo entre o Sporting B e o Vitória de Guimarães B que terminou com a vitória da equipa da casa por 3-0, regressando, assim, às vitórias.
Os leões entraram fortes na partida e, depois de um aviso de Gelson Dala, a equipa da casa conseguiu inaugurar o marcador, aos sete minutos, através de Matheus Pereira, depois de uma boa jogada de envolvimento, que terminou sem defesa possível para o guarda-redes vimaranense.
Aos 19 minutos, a formação leonina ampliou a vantagem através de Gelson Dala, depois de uma assistência de Esgaio. A equipa forasteira tentava reagir, mas sem criar grandes lances de perigo.
Antes do intervalo, o Sporting B, que dominava a partida, chegou ao terceiro golo, novamente por Gelson Dala, que bisou na partida.
Na segunda parte, a partida baixou de ritmo, com os leões a gerir confortavelmente a vantagem, sem que os vimaranenses fossem capazes de reagir.
Com este resultado, o Sporting B soma agora 53 pontos, já o Vitória de Guimarães B soma 54.
Vizela 0 – 1 Fafe
O estádio do Vizela foi o palco do jogo entre o Vizela e o Fafe que terminou com a vitória da equipa forasteira por 1-0. As duas equipas precisavam desesperadamente de pontos, mas foi o Fafe a sair mais feliz do encontro.
Uma primeira parte sem grandes oportunidades, com as duas equipas a mostrar algum receio em arriscar. Aos 39 minutos, o Vizela viu o jogo a complicar-se, depois de ficar reduzido a dez elementos, depois da expulsão de Dani Soares. No entanto, aos 55 minutos, o Fafe também iria ficar reduzido a dez.
A segunda parte foi diferente, as equipas entraram com outra mentalidade e com vontade de vencer. No entanto, foi a formação visitante que acabou por ser mais feliz, com Borges a marcar o único golo da partida, aos 68 minutos, depois de um cruzamento da esquerda de Alan Júnior.
Com este resultado, ambas as equipas continuam a lutar pela permanência, se bem que a vida do Fafe melhorou um bocadinho com estes três pontos.
Varzim 0 – 4 Sporting da Covilhã
O Sporting da Covilhã deslocou-se ao reduto do Varzim para vencer por quatro golos sem resposta.
A equipa da casa até entrou melhor na partida ao criar várias ocasiões para colocar-se em vantagem, mas não estava a conseguir acertar com a baliza. Já a equipa forasteira entrou mais com a estratégia de contra-ataque, aproveitando as desatenções do Varzim. E foi precisamente aos 28 minutos que inaugurou o marcador através de Chaby que marcou de livre direto.
Na segunda parte, o Varzim entrou com outra postura, muito mais vulnerável a acusar os efeitos do golo sofrido na primeira parte e permitindo ao Sporting da Covilhã assumir por completo o controlo da partida. Face a isso, a equipa forasteira ampliou a vantagem, primeiro por Chaby, aos 56 minutos, depois por Medarious aos 63 e, pouco depois, aos 76, Ponde fechou a contagem.
Com este resultado, o Varzim desceu para o sexto lugar, já o Sporting da Covilhã deu um importante passo rumo à permanência, subindo ao 13º lugar, agora com 52 pontos.
Santa Clara 0 – 0 União da Madeira
O estádio de São Miguel foi o palco do jogo entre o Santa Clara e o União da Madeira que terminou empatado sem golos.
A equipa da casa foi a primeira a chegar perto da baliza adversária, mas sem conseguir concretizar. O União da Madeira ia respondendo com ataques perigosos e sucessivamente ia tentando chegar ao golo.
No entanto, o empate acabou por ser justo, face a uma primeira parte muito positiva com ambas as equipas a dividirem lances perigosos. A segunda parte já não teve tanto futebol, acabou por ser marcada por sucessivas paragens e assistências médicas.
Com este resultado, o Santa Clara desceu ao oitavo lugar, com 56 pontos, enquanto o União da Madeira desceu ao décimo posto, com 54 pontos.
Segunda-feira, 24 de abril de 2017: SC Braga B 1 – 0 Académica
O estádio 1º de Maio foi o palco do jogo entre o SC Braga B e a Académica que terminou com a vitória dos bracarenses por 1-0.
A equipa de Coimbra apresentou-se com três defesas num esquema 3x4x3, mas só nos últimos 20 minutos da partida é que acordou e conseguiu causar algum perigo à equipa da casa, mas sem ter grandes lances flagrantes, mostrando alguma fragilidade da equipa.
Do lado dos bracarenses, a equipa entrou bem no jogo, conseguiram durante praticamente 90 minutos dominar a partida e até podiam ter vencido por outros números.
O único golo da partida surgiu aos 34 minutos através de Martínez, médio ofensivo cedido pela equipa principal.
Com este resultado, as duas equipas estão tranquilas no primeira metade da tabela, embora só a formação bracarense é que já tem como garantida a permanência na II Liga, já a Académica matematicamente ainda não o conseguiu.
Filipa Mesquita