A segunda etapa da Liga MEO Surf terminou este domingo, dia 14 de maio, na Praia Internacional do Porto e deu a vitória para Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro. O dia ficou marcado com a melhor onda de todo o campeonato, pertencente a Teresa Bonvalot, com 9.60 pontos.
A final da categoria masculina foi disputada entre Vasco Ribeiro e Gony Zubizarreta. Um heat que foi bastante disputado, havendo várias trocas de liderança. Devido à renhida competição era impossível prever uma vitória, que só foi conhecida assim que o resultado final foi anunciado: 13.8 para Vasco e 13.6 para Gony.
Vasco Ribeiro revelou, após a vitória, a vontade que tinha de ganhar. Afirmou ainda que cada vez se torna mais difícil ganhar na Liga, uma vez que “todos têm hipótese de ganhar e prova disso são os vários vencedores diferentes de etapas que temos tido”.
Na categoria feminina, Teresa Bonvalot dominou a final do Renault Porto Pro. A ex-bicampeã nacional começou por derrotar, nas meias finas, Camilla Kemp, que se tinha mostrado favorita à vitória no dia anterior.
A final foi disputada entre Teresa Bonvalot e Mariana Garcia, que tinha chegado pela primeira vez a uma final woman-on-woman na Liga. Bonvalot ganhou a final com um resultado de 17.25 pontos contra 10.1 de Mariana Garcia.
Há ainda que referir a Moche Groms Cup, que é a competição da Liga dedicada aos mais novos. Na Praia Internacional, o vencedor foi Afonso Antunes, surfista da Ericeira, que fez 14,25 pontos. Em segundo lugar, ficou João Vidal, e Joaquim Chaves em terceiro.
O tempo e a qualidade das ondas não se mostrou muito favorável à realização da prova. O Jornal Referência falou com a organização do evento que explicou que o decréscimo da qualidade das ondas fez com que o segundo dia de prova tivesse sido o melhor. As finais, que deveriam ter começado ao início da tarde, acabaram por atrasar cerca de uma hora, pois a maré tinha vazado durante a manhã.
A Associação Nacional de Surfistas contou que estava a aproveitar um banco de areia que quebrava assim que a maré enchia, o que causava ondas bastante compridas, algo que “não se via numa prova no Porto há já algum tempo”.
Galeria de fotos (atualizada) Renault Porto Pro / Liga MEO Surf em Matosinhos – maio 2017:
Joana Magalhães