A cidade do Porto tem dado que falar, desta vez, tem cheiro a sardinhas e pimentos na brasa. É uma das maiores festas de rua da Europa, começa esta quinta-feira, 25 de maio e prolonga-se até 25 de junho.
O Porto começa esta quinta a contagem decrescente para a grande noite sanjoanina. Manda a tradição, que rima com São João e com Invicta. Um mês inteiro de festividades que terão música e músicos da cidade nos três concertos agendados para os Aliados a 22, 23 e 24 de junho.
Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto explica que o mote “Uma Festa de Todos e para Todos” parte de uma promessa da programação desenvolvida para a edição de 2017 – “Uma programação pensada a partir da cidade e para a cidade”. Animação não faltará, mas também há novidades boas e fresquinhas.
Ora, imagine-se, cascatas sanjoaninas, lançamento de balões de fogo e um pé de dança nos bailes e arraiais que irão enfeitar toda a cidade, mas a novidade vem mesmo do circo e da animação de rua, as artes performativas, o desporto, os festivais de música e concertos. Traduzido em miúdos: “uma festa única, numa cidade única”.
Homenagem às gentes do Porto
É caso para dizer que “vai para ali um 31″… dias de festa. Mas esta quinta e, antes de mais, a homenagem vai para o património imaterial mais importante da cidade: “as suas gentes, com a sua autenticidade e a sua reconhecida força de vontade e superior vontade de fazer”.
Lançamento de dois novos projetos
Vai lembrar-se, mais tarde, que foi a 25 de maio que nasceram, entretanto, dois novos projetos, filhos das festividades sanjoaninas da cidade do Porto. São “dois dos símbolos mais tradicionais da Festa de São João da Invicta: a cascata comunitária e os balões de São João”. A cascata trata-se de um conjunto de 20 oficinas que têm início nesta quinta e decorrem até 17 de junho, percorrendo todas as freguesias do Porto. No caso dos balões de São João, esta quinta marca nada mais nada menos do que o arranque de um projeto artístico e de mediação social para uma grande largada de balões agendada para a noite de 21 de junho.
Nunca a expressão “juntar o útil ao agradável” fez tanto sentido. Porquê? Fácil, vejamos, o projeto São João Baloeiro irá propor, este ano, uma associação direta a uma outra tradição: as rusgas de São João. Tudo nesta notícia rima, mas não é cantiga, é a mais pura das realidades.
20 anos de luz com o projeto Alumia
Alumia, um projeto dinamizado pela Porto Lazer, em jeito de bolo de aniversário para celebrar os 20 anos da classificação Centro Histórico do Porto pela UNESCO, marcará a inauguração da instalação CX LUX, esta quinta, pelas 22 horas e que ocupará temporariamente (até 31 de julho) o Elevador da Lada. Já para o dia 27 de maio, pode marcar na agenda, o projeto ALUMIA transformará o Largo Amor de Perdição, numa viagem sensorial guiada, claro, pelo fogo.
Mais lá para a frente fica a saber que pode fazer uma tour dentro da própria cidade, isto se tiver tempo para tudo. A escolha fica à vontade do freguês, no menu estão os Concertos na Avenida ao som de Marta Ren & The Groovelvets, Clã de Manuela Azevedo, Toy, Rui Bandeira, Bandalusa, Diapasão e muitos outros.
2 thoughts on “As festividades de São João no Porto arrancam esta quinta”