OPINIÃO: Mudar comportamentos

Há milhões de anos, na evolução lenta e inexorável dos tempos, o planeta azul estava em seu esplendor. A natureza vivia em harmonia e em exuberante crescimento. Tudo tinha o seu tempo certo para acontecer.

Nós, humanos, chegámos, observámos, inicialmente, timidamente, e fomos ocupando e desbravando, sempre enxergando apenas os nossos interesses.

Não sabíamos, ainda, juntar letras para formar palavras, mas no nosso instinto já existia bem enraizado a palavra egoísmo.

Fomos construindo e destruindo o equilíbrio natural do Planeta.

Primeiro, lentamente, depois progressivamente, e assim tem sido ao longo dos tempos.

Esta nossa ambição de querermos mais, com pouco respeito pela natureza, a que nos tem levado?

Ao aquecimento do Planeta Terra.

Ao alargamento do buraco da camada de ozono.

Às alterações significativas do clima.

À indefinição das quatro estações do ano.

As flores perderam o seu cheiro.

A alimentação tem efeitos na nossa saúde. Porque produzir mais a baixo custo é o que importa, saturando os terrenos com adubos químicos e as nossas vidas também.

Relativamente à mancha verde do nosso Planeta, todos os anos é sacrificada pelos incêndios.

A falta de limpeza das florestas é o fator mais importante no deflagrar de fogos, que transformam, o verde maravilhoso no cinzento que escurece o Planeta, ceifa muitas vidas, desaloja muitas famílias e enegrece o coração daqueles que ficam mais pobres e mais sós.

Muitos dos incêndios, senão a maioria deles, devem-se a comportamentos insensíveis à beleza das florestas e da importância que uma simples árvore tem nas nossas vidas, desde o oxigénio que produz, à sombra e frescura que proporciona em tempo de calor.

É urgente mudar mentalidades e comportamentos nos adultos e formar os nossos jovens, no sentido de os educar a ter atitudes de respeito pela natureza, para que amanhã eles possam herdar e usufruir de um melhor ambiente e de um Planeta saudável.

Todos os anos escutamos as mesmas palavras, ou seja, promessas de melhoramento no que concerne à manutenção das florestas, como de logística, mas todos os anos assistimos ao mesmo cenário: florestas, das quais o Planeta e nós tanto precisamos, a serem destruídas pelas chamas, resultado do comportamento humano que depressa se esquece das consequências dos incêndios, das aflições e das perdas anuais.

Chegado este momento, é fundamental falar da importância que têm os Bombeiros.
Pessoas que eu tanto respeito e admiro, pelo seu bom desempenho e coragem, diante de situações desgastantes e de grande risco, como é o combate às chamas. São muitas vezes vítimas, eles próprios da negligência de todos nós, esquecidos de pronto, bem como, criticados injustamente.

Lembremo-nos sempre que eles são uns heróis, porque avançam, destemidamente, em direção às chamas, com consciência dos perigos que enfrentam, mas resistem, não abandonam. A palavra “desistir” é várias vezes afastada das suas mentes, porque o objetivo é acabar com as chamas, salvar vidas minimizar os estragos.

Ser médico é muito importante, ser Bombeiro também o é, a dobrar, porque muitos deles são Voluntários.

Na minha modesta opinião, todos os bombeiros deviam ter um salário igual aos riscos que correm e são muitos.

Todos os anos, o estado Português deve-lhes uma homenagem sentida e mostrada ao país, por todos os meios de comunicação social. Nunca é demais lembrar que os Bombeiros são os nossos Heróis Nacionais.

One thought on “OPINIÃO: Mudar comportamentos

  1. UM EXCELENTE E VERDADEIRO COMENTÀRIO ( por definição um comentário deve ser o que aqui se escreve)
    Este tem uma particularidade
    Até metade dele , mais que um comentário , é “UM POEMA” ( além de todos os alertas)
    A Mãe Natureza, com certeza agradece o “Poema” , os filhos dessa Mãe devem interioriza-lo.
    Mário Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!