Facilitar o contacto da comunidade surda com os serviços públicos dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto é o objetivo do projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”, lançado este ano.
Os censos de 2011 ditam que, em Portugal, existem cerca de 533 mil pessoas com problemas auditivos, estimando-se que 120 mil são surdos de nascença ou que ficaram surdos na primeira infância. Como um gesto também pode valer mais que mil palavras, a partir deste ano, são cerca de 20 mil surdos profundos da Área Metropolitana do Porto (AMP) que vão poder comunicar com os serviços públicos através de videochamadas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
O projeto-piloto, que dura até dezembro de 2018 e envolve um investimento da AMP de 18 mil euros, é desenvolvido através de uma parceria com o Serviin, um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e resulta da necessidade e vontade de promover a equidade de todos no acesso à informação, particularmente, no acesso aos serviços públicos municipais.
Existem três formas de contactar o Serviin, onde um tradutor-intérprete faz o atendimento ao cidadão surdo, contacta a câmara municipal e intercala a comunicação entre o cidadão e o município:
- Pode realizar uma videochamada para o nº 12472, através de um telefone 3G/4G (custo de 1 cêntimo / minuto);
- Pode realizar uma videochamada através do Portal do Cidadão Surdo (sem qualquer custo, basta fazer um registo para ligar);
- Pode realizar uma videochamada, através do Skype, sendo necessário adicionar o contacto “Serviin – Intérprete LGP à distância”.
Nas páginas de cada um dos municípios, no âmbito do Portal do Cidadão Surdo, também está disponível toda a informação específica, através da disponibilização de conteúdos e vídeos em Língua Gestual Portuguesa.