OPINIÃO: A Felicidade

Muito se tem escrito sobre a felicidade e o que ela representa para nós. Todos nós pensamos que ela existe nos bens materiais que temos ou num amor que possuímos, na nossa carreira profissional, no dinheiro que vamos adquirindo… só nos damos conta que não é bem assim, quando o amor desaparece e os bens materiais nos proporcionaram uma felicidade efémera.

Corremos atrás da felicidade e ficamos desolados por não a encontrarmos e porquê? Porque ela está bem dentro de nós. Vive connosco, com o nosso ser. Para mim, é uma constatação sem margem para dúvidas e uma grande verdade que a vida me mostrou.
Quando ficamos infelizes por qualquer vicissitude da vida, se nos permitirmos alguns momentos de reflexão, vamos sentir aquela chama que vive no âmago de cada um e é surpreendente a força que ela nos dá para contornar qualquer obstáculo, por mais difícil que este seja.

A felicidade é como um diamante, tem de ser trabalhada, para brilhar e produzir os efeitos desejados. A tristeza até pode assaltar-nos, mas a felicidade está lá para a vencer, e não tenham dúvidas porque vence mesmo.

São muitas as vezes que a felicidade que tenho dentro de mim, vence muitos momentos menos bons. A felicidade que possuo e alimento todos os dias transborda de mim, ilumina a minha pessoa e contagia todos os que comigo convivem.

Por muito que a vida seja injusta, se estivermos bem estruturados e acreditarmos que a felicidade é um bem que existe dentro de nós, seremos sempre uns vencedores. Felizes daqueles que aceitam aquilo que são e aquilo que têm.

Não se deixem oprimir por ninguém e muito menos por vós mesmos.

A vida é demasiado curta para ser desperdiçada com pormenores desgastantes e que não nos levam a lado nenhum.

Não se deixem acorrentar ou manipular. Não se resignem, nem desistam das vossas vidas. Lembrem-se… a pessoa mais importante de vossas vidas são vocês, coroem, por isso, a vossa existência com atitudes positivas e construtivas.

Claro que a vida é pontuada de momentos menos bons e de perdas consideráveis, mas a tal luzinha que está dentro de cada um de nós, a felicidade, dar-nos-á a coragem para nos mantermos à superfície e a resistência para não nos deixarmos abater.

Creiam que todos têm a capacidade de identificar as suas emoções, de as controlar e usá-las de forma conveniente no momento certo, bem como, de se automotivarem para atingirem os vossos objetivos nesta vida.

Todos temos a aptidão de controlar os nossos impulsos, é tudo uma questão de treino, assim como, direcionar as nossas emoções no sentido de praticarmos a gratidão e auxiliando as outras pessoas a motivarem-se.

A felicidade trabalha-se todos os dias. Quando nos defrontamos com situações menos simpáticas, ela emanará de dentro de nós, e como se de um elixir se tratasse, conseguiremos ultrapassar as contrariedades quotidianas.

Eu comparo a felicidade a uma pintura com as cores mais quentes de um arco íris. Ela é quente, imensa e flui com suavidade ou intensidade, dependendo da situação que experimentarmos no momento.

A felicidade é uma sensação mágica pelo bem-estar que proporciona.

A felicidade é uma âncora à qual nos devemos agarrar, quando nos sentimos afogar em tristeza ou desânimo.

Nada nem ninguém tem a capacidade de destruir a nossa felicidade. Ela é a nossa chama interior, que brilhará sempre, mesmo quando partimos desta vida.

Lembrem-se, a felicidade é o nosso escudo, porque nos defende e, por outro lado, é o nosso tesouro que devemos guardar e alimentar muito bem.

Esta semana vou deixá-los com alguns alimentos que proporcionam a preservação da nossa felicidade.

Alimentos que devem fazer parte das nossas refeições diárias:

Os espinafres, pelas suas propriedades combatem a tristeza. A aveia ajuda o organismo a libertar serotonina e reduz sintomas depressivos. O grão-de-bico, rico em magnésio e triptofano, que propiciam a felicidade, o relaxamento e reduzem o stress e a ansiedade. A laranja, a acerola e o brócolo são alimentos que contêm grande quantidade de vitamina C, aumentando o bom humor. O chocolate é outra fonte que alimenta a nossa felicidade, por ser rico em triptofano, teobromina, que possui efeito estimulante, contém magnésio e, além disso, ajuda a reduzir os sintomas da TPM, nas mulheres. O mel, provoca sensação de prazer, por que liberta a serotonina, nutrindo a nossa felicidade, é detentor de minerais como o potássio e o cálcio, que possuem propriedades antidepressivas e calmantes. A banana é uma boa opção para a nossa felicidade, ela contém triptofano, magnésio, potássio e as vitaminas B6 e biotina que previnem, também, a depressão, irritação e a ansiedade.

Para manter o bom humor, o salmão é a solução, devido à presença de ómega 3, que além das conhecidas propriedades de combate ao colesterol, aumenta a eficiência dos recetores de serotonina no cérebro.

Os frutos do mar são também potentes alimentos para a nossa felicidade, uma vez que, são ricos em zinco e selénio, eficazes no combate à depressão.

E, para acompanhar a leitura deste texto, deixo-vos com esta canção alusiva à felicidade.

One thought on “OPINIÃO: A Felicidade

  1. A Felicidade…ou momentos felizes ??
    O Chocolate ou a Banana ???
    Nós para nós …nós connosco ??
    Uma certeza: A MÚSICA E A SUA AÇÃO TERAPEUTICA

    Bom e bem escrito este artigo
    Mário Barbosa ( melómano ).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!