Avenida dos Aliados vestida de negro “contra os incêndios”

Este sábado, dia 21 de outubro, a Avenida dos Aliados foi um das dezenas de locais por todo o país que manifestou contra os incêndios em Portugal e agradeceu aos bombeiros.

“Basta” foi a palavra de ordem em muitos dos cartazes escolhidos para a “Manifestação silenciosa: Portugal contra os Incêndios”, no Porto. Às 17h30 deu-se o minuto de silêncio, mas não tardou até se começarem a ouvir frases de protesto a exigir a mudança – algumas com contexto político -, o cantar do hino nacional e agradecimentos aos bombeiros pelo trabalho realizado, principalmente, na última semana e em Pedrógão Grande.

Faixas negras, bandeiras de Portugal, pessoas vestidas de luto e placas com os nomes das vítimas do incêndio foram alguns dos elementos de marca desta manifestação que juntou cerca de centenas de pessoas em frente à Câmara Municipal do Porto, inclusive o Presidente da Câmara, Rui Moreira.

À cabeça da manifestação do Porto estiveram seis mulheres que acreditaram ser preciso sair do sofá e passar das reações pela internet para os protestos reais nas ruas.

Lisboa, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Braga, Guarda e Bragança foram mais alguns distritos que tinham protestos marcados para a mesma hora e pelo mesmo motivo: uma solução para os incêndios florestais em Portugal.

Joana Magalhães e Ana Regina Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!