No final de janeiro, cerca de seis mil estudantes do ensino pré-escolar ao ensino secundário das escolas de São João da Madeira, irão semear várias espécies de árvores, posteriormente plantadas em áreas afetadas pelos incêndios da região.
As sementes distribuídas pela câmara municipal, obtidas no Centro Nacional de Sementes Florestais, correspondem a espécies arbóreas, como o carvalho alvarinho, o sobreiro, o freixo nacional, a caia, o azereiro e o cedro do buçaco e serão plantadas pelos alunos em vasos reciclados individuais, feitos a partir de garrafas plásticas, embalagens de sumo, leite e outro tipo de recipientes. Estima-se que, das cerca de seis mil sementes, desenvolvam-se por volta de quatro mil árvores.
Os estudantes e professores contarão com o apoio de técnicos do ambiente da autarquia, que acompanharão todo o processo de germinação até ao fim da primavera – momento em que as árvores serão oferecidas a um ou mais concelhos afetados pelos incêndios que deflagraram no passado verão.
A iniciativa pretende envolver os mais jovens no processo de reflorestação, incentivando a população a preservar a natureza e alertar para o problema dos incêndios.