O município de Amares, pertencente ao distrito de Braga, pretende incentivar a redução do consumo de sal com o projeto “Sal a Menos, Saúde a Mais”, que arrancou no mês passado.
Esta iniciativa engloba várias fases, nomeadamente, criar gradualmente mudanças nas ementas escolares, incentivar as cantinas a utilizarem ervas aromáticas em alternativa ao sal, promover atividades com as crianças, disponibilizar material informativo sobre os riscos da utilização excessiva de sal, entre outras.
O objetivo é “atingir os valores de referência definidos para o setor da restauração, restringindo-se o acesso a refeições com teores elevados de sal”, segundo o site da câmara. O projeto surge no âmbito da estratégia definida pela Direção Geral de Saúde, para a redução do consumo de sal em Portugal, tendo como principal foco crianças em idade escolar.
Sabendo que a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de menos de cinco gramas de sal por pessoa, por dia, e, em Portugal, a quantidade presente na alimentação é sensivelmente o dobro da recomendada, pretende-se alertar para as doenças cardiovasculares que podem surgir entretanto.
O projeto está a ser desenvolvido através de uma parceria da câmara municipal de Amares com a empresa de restauração Know Food.