A câmara de Paredes está a oferecer um cheque de esterilização a quem adotar um animal, para ser usado no Hospital Veterinário local.
O anúncio é avançado pelo vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Francisco Leal, citado pelo site da autarquia, que afirma ainda que “o município assegura sem qualquer custo para o adotante a identificação eletrónica e a primeira vacinação”.
No entanto, o vereador lembra que, apesar de gratuita, a atribuição dos animais a novos donos é feita com critérios: “este centro (Centro de Recolha de Canídeos de Paredes) não procura apenas um novo alojamento, mas, sobretudo, um novo lar”.
“A autarquia tem o direito de acompanhar o processo de adaptação do animal adotado ao novo proprietário e de verificar o cumprimento da legislação em vigor, relativa ao bem-estar animal e saúde pública”, lê-se no site.
Todos os animais adotados devem ser identificados com um sistema eletrónico (microchip) – que estabelece ligação entre o proprietário e o animal -, vacinados, registados e ter uma licença obtida na junta de freguesia.
O Centro de Recolha de Canídeos de Paredes está localizado no Ecocentro de Cristelo.