O programa de teleassistência domiciliária 24 horas por dia – Sistema Municipal de Apoio ao Idoso (SMAI) -, já tinha sido implementado, mas foi a partir desta quinta-feira, dia 22 de fevereiro que os primeiros equipamentos entraram em funcionamento.
Esta medida é gratuita para quem tem mais de 65 anos e com comprovadas dificuldades económicas, abrangendo cerca de 16,12% (9071 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos) da população residente em Amarante, de acordo com os censos de 2011.
O sistema pressupõe um funcionamento “simples e prático”, segundo explica a vereadora com o pelouro da Coesão Social, Lucinda Fonseca, em comunicado: “Basta carregar no botão da pulseira e, do outro lado, está disponível uma equipa especializada e, em muitos casos, uma voz amiga”. Através deste serviço é possível também o envio urgente de médicos e enfermeiros.
O SMAI tem como objetivo “dar resposta a situações de isolamento através de um serviço de teleassistência”, segundo afirma a autarquia em comunicado. A particularidade deste consiste em proporcionar também um acompanhamento psicossocial feito por um/a técnico/a do município.