A Piscina Rota dos Móveis, em Recarei (Paredes), reabriu ao público na passada segunda-feira, 26 de fevereiro, desde a sua interdição em dezembro.
Os utentes da piscina podem agora retomar as atividades de hidroginástica, hidrobike, hidroterapia, natação para seniores, natação adaptada, banhos livres, balneoterapia e aulas de natação para bebés, crianças e adultos, sendo que os utilizadores habituais serão ressarcidos da mensalidade, segundo garante o município.
Desde o dia 10 de dezembro, altura em que o temporal “Ana” atravessou o território português, que a piscina Rota dos Móveis se encontrava fechada para obras. Contudo, as alterações realizadas eram também ansiadas há 15 anos, segundo avança o site da autarquia.
Segundo o vereador do Desporto, Paulo Silva, citado pela câmara, “estas obras estavam já sinalizadas pela delegação de saúde como muito necessárias e agora, finalmente, foi pertinente este executivo realizar essas obras exigidas, nomeadamente a limpeza e remoção de betume na piscina pequena. Desta intervenção destaca-se também a melhoria dos balneários e a remodelação de toda a zona técnica”.
As intervenções focaram-se, sobretudo, na reposição do painel de vidro que ficou partido na sequência do temporal, na reparação da madeira da sauna e substituição das partes deterioradas e a colocação em funcionamento do turco.
Nos balneários femininos e masculinos, foram efetuados tratamentos das fissuras, pintura de paredes e tetos, retirados e substituídos cerâmicos partidos, “betumação” dos cerâmicos da zona dos banhos, retirada das portas de madeira das cabines individuais de duche e tratamento desses espaços, onde serão colocadas as novas portas em alumínio.
Na zona técnica, foram realizadas ações de limpeza e organização de materiais, colocação em funcionamento dos desumidificadores, substituição integral de colector, reparação de bombas, substituição de várias válvulas, passadores e isolantes e reparação de fugas na zona dos acumuladores.
De referir que os trabalhos vão prosseguir na zona da cave com a reparação dos tanques de compensação e a recuperação de partes da fachada e telhado, serão ainda criadas as rampas de acesso em situação de emergência e será modificada a zona da enfermaria.