A Baixa do Porto receberá a 18 de maio a classificativa-espetáculo do Rali de Portugal: o Porto Street Stage. O percurso será entre a Sé e a Cordoaria, passando pelos Aliados e, pela primeira vez, pelos Clérigos.
O trajeto foi divulgado na passada sexta-feira pela organização e terá como ponto de partida a Avenida Dom Afonso Henriques (junto à Sé), terminando em frente ao Tribunal da Relação do Porto (ao lado do Jardim da Cordoaria).
A novidade da etapa, que tem 1950 metros, é a passagem pelos Clérigos e a eliminação da zona da Trindade.
Após a descida em direção à Estação de São Bento, os concorrentes seguem pela Rua de Sá da Bandeira, que estará maioritariamente interdita ao público, por questões de segurança.
Depois do cruzamento com a Rua de Passos Manuel, os carros cortam à esquerda, para a Praça D. João I, e continuam pela Rua de Dr. Magalhães Lemos, até à entrada na faixa ascendente da Avenida dos Aliados.
Já em sentido descendente, os pilotos prosseguirão, depois, até à Praça da Liberdade, virando à direita para subirem a Rua dos Clérigos e contornarem a Igreja pela direita.
O percurso será realizado duas vezes, estando o início da prova marcado para as 19 horas e o final para as 22 horas.
As zonas de público e as bancadas aumentaram para oito (Avenida dos Aliados no sentido ascendente e descendente e no centro, Cordoaria, Praça do General Humberto Delgado, , sendo que os bilhetes já foram postos à venda esta segunda-feira.
Durante o intervalo entre os reconhecimentos da pista pelos pilotos e a prova existirão várias animações, como uma competição destinada a veículos clássicos desportivos.
O Rali de Portugal constitui a sexta prova do calendário do Mundial de Ralis. No norte do país disputa-se de 17 a 20 de maio.
Em maio de 2016, o Porto já tinha também recebido esta etapa da prova.