A música tem sido, desde tempos imemoriais, um elo de ligação entre povos, um elemento conciliador e veículo de união de diferentes culturas e formas de sentir desiguais vivências.
A música promove o desenvolvimento intelectual e físico em todos nós. Através dos seus mágicos acordes, voltamos a acreditar que todos temos capacidades de nos exprimirmos de diferentes maneiras e de aceitarmos as opiniões e sentimentos dos outros.
Sendo uma mais-valia no desabrochar de competências pessoais, sociais e culturais, tem sido posta ao serviço do ensino de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, merecendo um lugar de destaque no dia a dia de muitos alunos.
Através da música, descobrem-se talentos e sensibilidades ímpares junto destas crianças e jovens portadores de multideficiências, que nos surpreendem e enchem de orgulho a todos e, em particular, aos familiares e a quem promove estas atividades e nunca deixou de acreditar que todos somos iguais e, como tal, merecemos as mesmas oportunidades.
A integração destas crianças e jovens, na nossa sociedade, tem sido uma preocupação de muitos educadores e professores, que tudo fazem para promover atividades que estimulem e despoletem talentos que de outra forma não descobriríamos. A música, com a sua linguagem universal, tem desencadeado a alegria de viver e a motivação para fazer mais e melhor, na vida destes jovens.
Hoje, neste meu artigo de Opinião, vou destacar o Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, na Maia, que, pelo terceiro ano consecutivo, realizará o “Encontro Interunidades: Ao Ritmo da Música”, que decorrerá no próximo dia 24 de maio, pelas 9h30 e que reunirá muitos alunos das Escolas do Distrito do Porto, Aveiro e Braga. De salientar que, no ano passado, este evento contou com a presença de 300 jovens pertencentes a unidades de apoio a alunos com multideficiências e autismo.
Este ano, o evento centra-se na temática da música e dança, tendo como objetivo, dar a estas crianças e jovens especiais, momentos únicos de alegria, diversão, convívio e novas experiências.
É também uma forma de sensibilizar e despertar a sociedade para estas crianças e jovens que merecem toda a nossa atenção, apoio e carinho e lembrar que somos “todos diferentes, mas, todos iguais”.
Aqui ficam as minhas felicitações à Equipa Terapêutica do Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho e muito sucesso para o vosso desempenho profissional, junto destes alunos.
Continuem a espalhar sorrisos nos rostos dos vossos alunos.
Votos de um encontro maravilhoso. Bem hajam!